Planta muito cultivada em hortas em todo o Brasil, para ser usada para condimentar, para adicionar gosto e aproveitar seus benefícios. Na culinária e Medicina alternativa é utilizada mais as sementes do coentro e as folhas, mas também se usa-se menos frequentemente seus frutos e flores.


Nome científico
Coriandrum sativum, Selinum coriandrum

Outros Nomes

Coendro, Coandro, Caopunga, Coriandra, Coriandro, Xendro, Coendro, Quento


Família
Angiospermae – Apiaceae (Umbelliferae)

Características

  • Herbácea
  • Planta ereta
  • Planta anual
  • Ramificada
  • Aromática
  • Pode chegar até 30 cm de altura
  • Folhas de característica bipinada, bem saídas finas, sendo que as que mais acontecem isso são as de cima, porém as de baixo são mais grossas.
  • As flores são pequenas, brancas e dão mais na perte de cima da planta

Coentro, pra quem não conhece, é uma planta que age no organismo quando consumida mais como carminativo, melhorando o sistema digestivo. Por isso é adicionada a sopas e feijão, bem como caldos diversos. Mas não é só pelos seus benefícios que é largamente usada, também pelo seu gosto, um gosto peculiar e forte. No Nordeste, mais em interior, é que são mais usadas. Também nessas terras é cultivada em horta para o uso dela sem agrotóxicos. Talvez por isso que as refeições de terras interioranas são com gosto diferente das da cidade grande.


Componentes Químicos

Óleo essencial, taninos, mucilagem, linalol, terpineno, pectinas, flavonoides, acido acético, acido oxálico, coriandrol, limoneno.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Anti-inflamatóriaAntioxidanteAntipiréticaBactericidaCalmanteCarminativaDigestivaDiuréticaExpectoranteFungicidaHemostáticaLaxanteSudorífica

Sudorífica, tanto que quando tomamos sopa com o coentro, suamos bastante também por causa do calor da sopa, mas o coentro ajuda. É carminativa, ajudando os movimentos do intestino, fazendo ele trabalhar melhor. Até para adicionar como condimento nas refeições e saldadas ele serve para inibir o apetite. Fora muito outros benefícios que ele traz a longo prazo.

Como usar / Chás e receitas

Muito usadas as flores, folhas e frutos dessa planta na culinária e medicina alternativa. É usada para fazer licor, pães, perfumes, etc.

O chá se faz assim:

– Colocar água fervente dentro de uma xícara de chá, onde nela já tem 1 colher de sobremesa das folhas, frutos e sementes (se as folhas forem secas, que seja secas na sombra para não sair os óleos voláteis e ela perca suas propriedades). Tomar meia xícara de chá depois das refeições vai ter efeito medicinal para ser carminativa, melhorando o andar do aparelho digestivo, porém se tomar antes, serve para moderador de apetite e as outras doenças.

A tintura se faz assim: 1 colher de sopa de frutos e sementes secas em uma xícara de chá de álcool de cereais com 60% de teor. Fazer essa tintura e para usar, colocar 15 gotas em água para antes das refeições.


Pra que serve? (indicações)

ansiedadeapetite desenfreadoflatulênciaNervosismoSudoresetensão nervosa

    Culinária

    Muito usada em culinária aqui no Brasil, é considerada o tempero mais importante da culinária do Brasil, sempre quando se entrevista alguém perguntando sobre algum tempero ele é o mais lembrado, tanto que dá um gosto saboroso à comida, fazendo um diferencial tamanho. Ela é tão aromática que serve também para colocar no feijão em uma quantidade maior que o convencional para evitar que ele fique azedo, pois ela mata os fungos que vais e juntando.


    Localização

    O coentro é usado desde muito tempo no mundo, é nativa da região Mediterrânea da Europa e também de parte do Oriente. Aqui no Brasil é usada em todas as regiões, porém é mais plantada na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste. É utilizada em todo o Brasil, mais em estados de clima tropical, quente e úmido. Nessas regiões é encontradas em feiras livres.


    Cultura e como plantar

    Compre semente, pois como ela é uma planta frágil, propagar é difícil.


    Fotos:

    planta coentro em horta

    Pé de Coentro – Foto: Reprodução

    coentro folha close

    Folha de Coentro – Foto: Reprodução

    Última atualização: 3 de abril - 2015 às 15:18

    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "c"

  • Casca-preciosa
  • Café
  • Chacrona (Psychotria viridis)
  • Cipó-mariri - Ayahuasca (Banisteriopsis caapi)
  • Coqueiro - Cocos nucifera
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter