Aquela grama (mato) tem benefícios como chá e você não sabia

Existe uma grama de nome Grama francesa – Triticum repens parecida com capim da família do trigo que já falamos sobre ela aqui. Ela gosta de climas temperados como o de Portugal ou da Europa como um todo, tanto que o nome dela leva Francesa no nome. As partes utilizadas para fazer chá são os rizomas onde a pessoa extrai a planta e aproveita esses caules subterrâneos para cortar e deixar secar à sombra para não perder as propriedades medicinais se deixar secar ao sol.

Ela é considerada um potente diurético e anti-inflamatório servindo muito bem para doenças que afetam o trato urinário como pedras nos rins, que quando as pedras saem, saem “rasgando” ou melhor ferindo o trato, e infecção urinária.

A forma que se toma é pelo chá feito com essas partes da planta bastando colocar duas colheres em meio litro de água. Para ser mais preciso é melhor colocar 10 gramas em meio litro e fazer o chá, completando a água que evapora para ficar meio litro.

triticum repens

Grama francesa como planta medicinal

Há no mercado alguns fabricantes de fitoterápico com esta planta que fabricam o Aqua-Rid, Arcocaps ou Diuplex. A maioria deles indicam a posologia de 360mg diariamente para obter a cura. Apesar de os médicos alertarem sempre aos pacientes que digam quando estão tomando algum medicamento, esse não apresentou alguma interação medicamentosa com outros, porém mesmo assim o paciente deve dizer que está tomando o fitoterápico quando for a uma consulta médica.

triticum repens grama francesa

Triticum repens – Grama francesa

Outros efeitos do chá de grama francesa

Outro efeito que é pouco conhecido da planta é o efeito remineralizante. Isso significa que o paciente que tomar o chá e está com alguma fratura, faz com que a junção dos ossos aconteça mais rápido. Isso se deve aos ácidos silícicos livres e combinados da planta.

Para saber mais sobre a grama, clique aqui

 

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 11 de janeiro - 2016 às 13:36

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.