Chá para depois de pancadas que causam trombose ou AVC

Existe casos de pessoas que sofrem, seja no trânsito, em jogos de futebol ou alguma queda no dia-a-dia, alguma pancada em algum membro do corpo e acham que como só foi uma pancada de leve, tem que esperar que ficará bom logo logo, mas não é bem assim. Saiba que uma simples pancada na perna pode dar início a uma trombose, pois o sangue vai ficando ali coagulando ou ter coagulado com o atrito com o osso, e os coágulos podem entrar nas veias do corpo e dificultar o funcionamento do organismo, como aconteceu com a atleta jogadora de vôlei. Ela levou uma simples pancada na perna que começou a inchar, e com um diagnóstico errado de um médico iniciante, deu tudo OK, e em outro exame com outro médico estrangeiro, constatou-se um início de trombose, e ela teve que fazer uma cirurgia. Se demorasse mais ela poderia ter morrido ou ter sequelas graves.

Pancada na perna pode causar trombose

Pancada na perna pode causar trombose, cuidado!

Os sintomas para quem leva uma pancada no braço ou na perna pode ser somente dor no local e inchaço, mas quando a coisa começa a piorar, ou quando a pessoa leva uma pancada na cabeça com risco de AVC são:

  • Dor de cabeça forte que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos e tonturas
  • Sangramento em orifícios ao redor da pancada, como nariz e ouvido
  • Dificuldade de o cérebro processar informações
  • Confusão mental
  • Diminuição dos sentidos, como não conseguir ouvir direito, ou enxergar direito
  • Intolerância à luz
  • Convulsão, olhos se virando e língua enrolada
  • Febre
  • Sono
  • Irritabilidade
  • Fraqueza
  • Respiração alterada, como se estivesse fazendo força para respirar, ou respirando mais devagar
  • Dificuldade de memorizar algo
  • Formigamento nos membros
  • Dificuldade em falar ou formar frases, ler e entender
  • Tremedeira nos olhos, movimentos não usuais ou pupilas uma maior que a outra
Pancada na cabeça - Cuidado

Pancada na cabeça – Cuidado

Não estamos aqui querendo fazer medo, apenas alertar que uma simples pancada pode ser perigoso para a sua saúde e fazer com que antes de tudo você procure um médico, para que esse acidente vascular não venha piorar como o da atleta. Bom para isso é tomar chás que melhoram a circulação, são relaxantes e tem propriedades anti-tromboses como algumas ervas que vamos mostrar aqui.

Quais são os chás que ajudam a prevenir trombose ou AVC?

Chá de Betônica: Este chá é muito usado em casos de dores de cabeça e pra promover a melhora da circulação, e pode ser tomado logo depois da pancada ocorrer. Tomar uma xícara de chá 3 vezes por dia. Colocar até 2 colheres das de chá da erva seca da betônica em uma xícara de água fervente, tampar e deixar íngreme por 15 minutos e tomar até 3 vezes por dia.

Milefólio (Mil-folhas): A mil-folhas, como é uma erva anti-trombótica, pode ser tomada depois que se leva uma pancada no corpo. Tomar duas xícaras duas ou três vezes por dia já é o suficiente. 2 colheres das de sopa da erva seca (que pode ser usado as folhas, caules e rizomas) em 1 xícara de água e tomar até 2 xícaras do chá por dia.

Calêndula: Calêndula é famosa na medicina alternativa por ser uma planta que beneficia os vasos sanguíneos e os fortifica. Você pode tomar uma xícara cheia diariamente feita com duas colheres de chá das pétalas da calêndula em uma xícara com água fervente, tampar e deixar íngreme, até amornar ou até 10 minutos. Pode combinar com um pouco de tília, para ter efeito relaxante e sedativo.

Lecitina de Soja: Favorece a veias, artérias e vasos do corpo, deixa eles mais fortes e flexíveis prevenindo que aconteça a trombose ou fortalecendo para aguentar caso venha acontecer o entupimento ou rompimento. Ele é preparado da gordura da soja. Pode ser comprado em farmácia de fitoterápicos e pode tomar 2 cápsulas 3 vezes por dia, seguindo a orientação da bula ou do médico.

Vitamina E: É bom para prevenir a formação de coágulos como se encontra na semente ou óleo de girassol, suco de uva, pimenta-vermelha, óleo de gérmen de trigo, amendoim, alho-amassado (se for colocar na comida, coloque logo antes de tirar do fogo), avelã, etc.

Ainda pode continuar o tratamento

Ervas antiespasmódicas: Você pode usar ervas antiespasmódicas para fazer o chá ou, caso seja assim seu uso, aplicar no local fazendo massagem para melhorar a circulação.

Ervas anti-trombóticas: Pode usar ervas anti-trombóticas para tomar os chás depois de pancadas, para evitar que ocorra a trombose venosa.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 20 de junho - 2014 às 8:12

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.