Chá de Quebra Pedra dissolve Pedra nos Rins, não cura Hepatite B

Livro Guia de Plantas Medicinais

Recentemente fizemos uma pesquisa sobre a planta Phyllanthus niruri, também conhecida como Quebra pedra, a planta que acaba com pedras nos rins. Esta planta é bem pequena, herbácea, cresce até 80 cm e é facilmente encontrada aqui no Brasil em fendas de calçadas, terrenos baldios quintais, jardins, etc.

A literatura científica indica que o uso da planta é realmente eficaz para dissolver cálculos renais e até ajudar a expelir as pedras, vistos que elas são formações de cálcio que quando o ácido úrico está acumulado no organismo, ele se deposita em juntas vindo a se degradas em cálcio (aqui tem uma explicação sobre a transformação de proteínas como a purina até chegar ao oxalato de cálcio) causando artrite e gota, e como é excretado pelos rins para sair na urina, as vezes fica por lá mesmo e vai juntando formando pedras. A cirurgia tem que ser feita, mas com a toma do chá elas podem ser expelidas ou dissolvidas. Tem até casos de pessoas de outros países fazer a cirurgia e tirar pedras grandes, e em grande quantidade sendo até quase inacreditável.

O chá deve ser consumido com cuidado visto que tem um componente considerado tóxico chamado Alcalóide pirrolizidínico, e o indicado é que se a pessoa, por exemplo, passar 5 dias tomando, passe mais 2 dias sem tomar para depois tomar de novo e depois desse tratamento passe um tempo maior sem tomar para organismo se recuperar e se limpar.

A ciência também diz que a planta é bem eficaz para Hepatite B e até há laboratórios que já patentearam remédios contra isso usando a planta, e esses laboratórios não são daqui do Brasil, mas dos Estados Unidos. Essa planta também ocorre em regiões temperadas como o Sul da América do Norte, mas é mais predominante em regiões tropicais como o Brasil. O problema é que as pessoas podem confundir, pois para ela fazer efeito contra essa doença, deve ser tomado um fitoterápico feito com ela em forma de cápsulas que sua capa protetora permite atravessar o estômago e só se dissolve no intestino para ser absorvida, visto que o estômago acaba neutralizando seu efeito para isso se for sem a capa.

Porém para acabar com cálculo renal o chá de quebra pedra é indicado e bem fácil de fazer, podendo até ser guardado na geladeira, porém deve ser tomado em pelos menos dois dias parta aproveitar suas propriedades. Colocar 40 gramas da planta fresca, as partes aéreas delas, em 1 litro de água e ferver. Se for fazer com a planta seca, fazer com a metade da quantidade, ou seja, 20 gramas pois ela desidratada tem seu efeito potencializado. Lembrando que você não deve colher a planta onde perto tenha vias públicas com poluição ou esgoto para seu próprio bem.

Chá de quebra pedra

Chá de quebra pedra – Foto: Reprodução

Livro Guia de Plantas Medicinais

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 7 de julho - 2015 às 10:16

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.