Chá de picão preto cura câncer e gastrite, mas é tóxico

Livro Guia de Plantas Medicinais

Planta considerada daninha em lavouras como de soja, milho e algodão, aqui no Brasil onde ela se alastra, sendo melhor conter e não deixar que elas floresçam para não dar sementes e venha infestar mais. O picão preto também ocorre muito em terrenos baldios e beiras de estradas. Na hora de fazer o chá não faça com estas encontradas na rua, pois a poluição ou até alguém já deve ter tentado conter com algum herbicida deixando ela inviável para o consumo. Procure comprar ervas em locais especializados para que venham mais saudáveis.

É uma planta considerada tão forte que, ao longo do tempo foi se adaptando aos herbicidas e aplicando-se uma dose extremamente grande, ainda assim ela não morre nas lavouras. Dentre as espécies que existem, a mais usada para fazer testes em laboratório é a Bidens alba justamente porque ela é a que é menos encontrada em lavouras, tornando-as menos tóxicas.

Benefícios e propriedades do picão preto para a saúde

Quando se fala em benefícios medicinais, o picão preto vem sendo estudado aqui no Brasil por pesquisadores, contra o câncer – (Ver Aveloz). O extrato das folhas é usado e dentre os inúmeros benefícios à saúde que a planta proporciona (ver todos em Tudo sobre o picão preto) a que mais chamou atenção foi a que, em testes em animais, ela mostrou ser revestidora da parece do estômago protegendo e curando contra úlceras pépticas, gastrites e outras doenças.

Quando se fala em câncer a tarefa é mais árdua. Para se encontrar um componente que seja eficaz combatendo as células cancerosas, mas deixando as células saudáveis intactas, é necessário vários testes, e isso pode levar vários anos. Porém os pesquisadores não recomendam tomar o chá dessa espécie, pois tomando o paciente toma junto da substância que age contra as células defeituosas, outras dezenas de compostos que são tóxicos ao organismo. A espécie que estão fazendo testes é a tóxica Bidens alba, porém a espécie que é mais vendida para chá é a Picão preto – Bidens pilosa que é mais fraca. É igual ao remédio anti-retroviral do HIV – (Ver Melão de São Caetano) que apesar de inibir a proliferação do vírus, intoxica o paciente podendo causar problemas no fígado ou rins. E também a radioterapia, onde a fim de acabar com as células cancerosas, terminam danificando boa parte das células sadias.

Como fazer o chá de picão preto

chá de picão preto

Chá de Picão Preto

O chá é feito colocando 2 colheres da erva (que pode ser facilmente encontrada por até 12 reais o pacote) em 1 litro de água fervente e deixar ferver por 8 minutos. Desligar e deixar amornar numa temperatura ideal para que dê para beber (é o tempo também que os óleos voláteis se dispersem). Coar e tomar 3 xícara por dia. Caso prefira, deixar mais 15 minutos, ferver em fogo baixo e colocar mais uma colher da erva para usar o chá para gargarejar com ele frio para doenças causadas por bactérias na garganta.

Livro Guia de Plantas Medicinais

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 3 de outubro - 2015 às 1:18

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.