Chá mix refrescante de Hortelã (MENTA) é bactericida

O Chá de Menta ou Hortelã não é só refrescante, mas ele tem inúmeros benefícios à saúde, comprovado cientificamente, entre eles: Cura de dores no corpo, doenças do coração (como a maioria das especiarias pungente e picante), indigestão, diabetes ajudando a controlar o nível de açúcar no sangue, sem falar no revigoramento do organismo por causa da sua refrescância, além de curar mal hálito, sendo um antisséptico bucal e na garganta, eliminando fonte de bactérias, limpando os brônquios por causa do vapor quando respiramos. O Melhor jeito de tomar o Chá de hortelã é morno, na temperatura do sangue corporal. Se a pessoa quiser um gosto mais forte do hortelã, escolher a espécie hortelã pimenta.

Para fazer é um pouco complicado, para obter os benefícios, siga todos os ingredientes que indicamos aqui para que o chá seja bom mesmo para o que falamos, pois ele não leva somente a hortelã e água, é preciso mais alguns ingredientes, entre eles o mel para potencializar o efeito das ervas. O chá completo dá pra 6 pessoas ao todo, do modo que fazemos.

Ingredientes

O chá é junto com outras especiarias que deixam ele mais refrescante e digestivo, bem como estimulante, mas se você quiser, pode eliminar os outros ingredientes que usamos e deixar o hortelã com o mel, mas aí é você que decide.

  1. 6 Copos americanos de água
  2. 2 bastões de canela (Planta eficaz como antisséptico, tanto que é usada em pasta de dente, afrodisíaca, deixa a pessoa hiperativa)
  3. 4 cravos inteiros (Estimula o cérebro, alivia a dor, aumenta libido, revigora e diminui dor de dente)
  4. 4 pedaços de pimenta-da-jamaica – Opcional (digestiva, analgésica, aromática)
  5. 2 copos de folhas de menta piperita (a espécie da hortelã) fresca. (Anti-inflamatória, anticâncer, revigora)
  6. Mel à gosto

Como fazer?

bule de cha com ervas

Bule de chá arcaico – Foto: foodandteatraveller.wordpress.com

  • Colocar toda a água no fogo.
  • Quando começar a borbulhar, ir colocando a canela, esperar 30 segundos e colocar os cravos, esperar 30 segundos, colocar a pimenta da jamaica.
  • Espere um minuto depois mexa.
  • Adicione as folhas de hortelã e mexa.
  • Desligue o fogo e e deixe de molho por 5 minutos, não mais que isso para não amargar.
  • Coe tudo para aproveitar o chá.
  • Coloque o mel e mexa. Pode servir sem mel e colocar o mel na mesa para cada pessoa se servir com a quantidade necessária para adoçar e sirva morno.

Claro que comprando o sachê no supermercado sai mais fácil de fazer, mas não se compara com o nível de saúde do chá se você mesmo plantar ou comprar as folhas novas recém colhida da planta do hortelã, para fazer o seu chá de hortelã ficar mais saudável.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 8 de junho - 2014 às 15:25

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.