Chá de Guaçatonga – benefícios e propriedades

O Chá de guaçatonga (planta medicinal também conhecida como erva-de-bugre ou chá de bugre saiba mais), feito dessa planta que ocorre em todo o Brasil mais em regiões do sul até a Bahia e planalto meridional, além de ser usado internamente para vários tipos de doenças, pode também ser usado de forma tópica, principalmente contra doenças inflamatórias que atingem mucosas como aftas na boca e gengivite. Usa-se para isso em forma de gargarejo. Se a pessoa beber ela age internamente.

Quando o chá desce para o estômago, ele vai começar a agir no organismo não produzindo tanta secreção ou suco gástrico como antes, de forma semelhante à chá de espinheira santa – conheça a espinheira santa (cancerosa), por isso é indicado tomar 1 xícara do chá de guaçatonga instantes antes da principal refeição do dia. Esta propriedade de agir diretamente no sistema digestivo é muito aproveitada por pessoas que querem emagrecer.

Quem já foi ao médico pedir ajuda com alguma doença no estômago ou dor / queimação com gastrite já pode ter sido receitado com o remédio Omeprazol. Ele faz com que o estomago não produza tanta secreção como antes, e esta é uma das particularidades da planta.

Um dos problemas de quem tem a doença do refluxo gastro-esofágico é o mau hálito. Essa condição clínica faz com que o alimento já digerido em forma pastosa ou bolo alimentar, ou o suco gástrico em si volte para o esôfago / boca e é muito incômoda. Há casos até de uma pequena parte descer pela traquéia gerando infecções graves no pulmão. Quem tem e deseja também evitar o mau hálito é uma boa pedida consumir frequentemente o chá de guaçatonga.

Além de tomar, o chá ou até mesmo as folhas podem ser usadas para aplicação local. Pessoas que estão com aftas, gengivites, feridas na boca, para ajudar a melhorar esses ferimentos de mucosa que incomodam, costumam fazer o chá com um pouco menos de água e lavar a boca por dentro ou fazer gargarejo cuspindo fora em seguida.

Uma de suas ações também conhecida é como depurativa do sangue em uso interno. Em experimentos laboratoriais foi comprovado que esta planta tem uma ação inibitória contra picadas de cobra como a da jararaca. Sabe-se que é bom que a pessoa não consuma nada depois de uma picada de cobra e nem fique nervoso para que o sangue não circule mais rápido por causa da tensão, no que pode gerar morte bem rápido (até 4 horas) caso isso aconteça. Do contrário, se a pessoa ficar calma, pode aguentar até 16 horas, pois a velocidade de circulação diminui com a calma, tendo tempo para ser levado ao médico, para ele fazer análise e mandar buscar o soro antiofídico em alguma unidade de saúde o mais rápido possível. Contanto, fica aqui o adendo, se a pessoa foi picada por essa cobra ou acha que foi, a guaçatonga pode ter um efeito inibidor do veneno da jararaca e deixa a pessoa calma (ainda que a propriedade calmante não seja tão ativa na planta, ela ajuda).

guacatonga cha

Chá de Guaçatonga faz bem

Como fazer o chá de guaçatonga

Picar as folhas frescas colhidas de árvores que não estão no perímetro urbano, ou seja, não sendo suscetível à poluição

  • Colocar 1 colher das pequenas (de sobremesa) em uma xícara
  • Acrescentar água fervente por cima e mexer um pouco
  • Tampar e esperar ficar morno

Coar e tomar de preferência 10 minutos antes das principais refeições

public

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 13 de julho - 2015 às 15:07

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.