Chá de folha de maracujá serve como tranquilizante e não a flor

Livro Guia de Plantas Medicinais

Pra quem tem o comportamento nervoso, sente dor de cabeça com frequência, dificuldade de dormir e não quer “sujar” seu organismo com medicamentos químicos como Rivotril, desequilibrando quimicamente o cérebro, o Maracujá pode ser um aliado a você. Existe duas variações que são mais conhecidas no Brasil (existe outras, mas a que vamos mostrar aqui são as mais conhecidas) a Passiflora edulis (Maracujá comum) e a Passiflora incarnata (Flor da paixão ou Passiflora). As duas, por serem do mesmo gênero (em Biologia, tem a primeira parte do nome científico idêntico, o que mostra que na filogenia uma é “irmã” da outra) elas tem as propriedades semelhantes.

Estudos científicos mostraram que o Maracujá-comum tem ação tranquilizante mais fraca que a Passiflora incarnata e vice versa. Já quando se fala em suco, até pelo uso popular, o Maracujá comum que é mais escolhido, até pela indústria para fazer doces, sorvetes, polpa, sucos etc. Mas os dois podem ser usados para ambos os fins medicinais.

folha-de-maracuja

Chá fraco tranquilizante de Passiflora edulis (maracujá comum)

  • Colocar 4 folhas picadas elas frescas ou 2 folhas desidratadas para ferver em 2 copos de água.
  • Caso tenha o pó, que é feito das folhas desidratadas, coloque 1 colher em 2 copos de água.
  • Deixe ferver por 10 minutos.
  • Acrescente mais um copo d’água e deixe ferver até ficar a quantidade de 2 copos de água e meio.
  • Coar

Chá forte tranquilizante da Passiflora incarnata (flor da paixão)

  • Colocar 3 colheres das folhas desidratadas e picadas ou,
  • Colocar 6 colheres das folhas frescas picadas ou,
  • 1 colher e meia do pó das folhas desidratadas
  • Em 3 copos de água fervente
  • Adicionar mais 1 copo quando baixar
  • Depois de ferver por 10 minutos, e deixar ferver mais um pouco.
  • Coar

Diferente do suco feito com o fruto, que neste para se obter um sabor mais acentuado, como mostrado na página tudo sobre o maracujá comum, tem que guardar na geladeira vedado, mas o chá deve ser tomado na hora para obter seus efeitos de suas propriedades. A passiflora incarnata não é muito usada para fazer o suco, mas também vale essa dica se for fazer.

A maioria dos componentes químicos dos maracujás tem um efeito tranquilizante, entre eles sedativo (carece comprovação científica), analgésico, calmante, relaxante, que são bons para ansiedade, síndrome do pânico, euforia, nervosismo, espasmos musculares, dor de cabeça, etc. Caso queira mais comodidade, pode ir em uma farmácia de manipulação ou na farmácia comum e comprar um fitoterápico que não precisa de receita. Estes remédios são feitos com o extrato da planta e costumam dar um efeito maior.

Cuidados ao fazer o chá com a folha de maracujá

As folhas desidratadas são mais fortes que as frescas recentemente colhidas, porém ambas tem componentes que quando são hidrolisados, podem se transformar em substâncias cianogênicas fazendo o chá ficar tóxico. Por isso a literatura indica que ao fazer o chá, ao secar na hora de ferver, colocar mais água no bule e ferver um pouco mais para ela ir embora.

Livro Guia de Plantas Medicinais

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 21 de janeiro - 2016 às 12:08

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.