Cipó mil homens – chá poderoso p/ alergia e menstruação

Esta é uma planta medicinal muito fácil de encontrar no Brasil. Ela é encontrada na natureza, mas também pode ser encontrada para comprar pela internet sua erva seca. O que mais se usa são os ramos finos da planta para aproveitar seus benefícios. Aqui no Brasil pode ser encontrada tanto como Jarrinha quanto como Cipó mil homens, mas também tem outros nomes conhecidos como Aristolóquia, Angelicó, Erva-bicha, Caçaú, Capa-homem, Contra-erva, Chaleira-de-Judeu, Erva-de-urubu, Jiboinha, Bastarda, Mata-porco, Buta, etc.

Existem várias espécies do mesmo gênero, porém todas compartilham muitos genes iguais. As diferenças entre elas são poucas, porém a eficácia na cura de doenças são as mesmas. A única diferença é que a espécie da caatinga se adaptou para aquela região seca e hoje é mais usada como planta ornamental porque é muito resistente, não tendo tanto efeito quanto as outras.

As espécies são: Aristolochia cymbifera (principal e que usaremos para fazer o chá), A. triangularis, A. esperanzae, A. ridicula, A. gigantea, A. labiata, A. arcuata (consultar as características de todas). Isso falando as que existem no Brasil, pois no exterior tem mais espécies. É uma planta trepadeira que não cresce muito. O caule é mais duro possuindo uma casca rugosa, e os ramos mais finos usados para fazer o chá são mais ricos em componentes, podendo ser associado com as folhas.

Apesar de mais usarem os ramos, as seguintes partes do cipó mil homens são usadas para curar doenças: O rizoma, as raízes, e toda a parte aérea. Ou seja, quase toda a planta.

Como fazer o chá de cipó mil homens

cha de cipo mil homens

Xícara de chá de cipó mil homens (jarrinha)

O chá é feito quando colhemos um ramo e colocamos à sombra para secar alguns dias. Depois quando tiver seco (não secar ao sol para não perder as propriedades) picar tudo e misturar para guardar em um recipiente fechado. Quando quiser usar é só colocar 3 colheres da erva em 5 xícaras de água para ferver misturando e mexendo enquanto ferve por 8 minutos. Desligar e deixar de molho mais alguns minutos, 5 está bom. Coar e beber. Deve-se beber antes das refeições, das principais e não ultrapassar 2 xícaras por dia para não acontecer os males da superdosagem que vão desde náuseas, vômitos e diarreia, até agitação, pulsação forte, alterações cognitivas e demência em doses muito altas. Mas não se preocupe, consumir em doses recomendadas o efeito vai ser benéfico.

Benefícios do chá de cipó mil homens

É uma planta que age como: Diaforético (produz suor), diurético (aumenta a produção de urina), emenagoga (faz a menstruação descer mais rápico), sedativa (produz sono, age como calmante forte), estomáquica (estimula o estômago combatendo os males que os acomete), antisséptica (age como um bactericida quando aplicado na pele ou em mucosas). Tomar cuidado com pessoas grávidas porque ela é uma planta com propriedades abortivas.

Todas essas propriedades no organismo pode ser aproveitada para amenizar e curar doenças como: Eczemas na pele, abcessos, flatulência, gases estomacais, arrotos, diarreia, falta de apetite, gastrite. Males do sistema reprodutor feminino como menstruação atrasada, amenorreia (quando o fluxo menstrual da mulher está desregulado), males do fígado, baço e rins. Consultar todos os benefícios do Cipó mil homens- Jarrinha.

Há também dois efeitos maravilhosos dessa planta que são destacados na literatura científica, um é sobre coceiras e alergias e outro é sobre complicações no período menstrual. Algumas mulheres, por exemplo, desenvolvem a clorose, quando a pele fica com um tom amarelado / esverdeado, principalmente no rosto, decorrente a alterações menstruais. A planta cura esses problemas menstruais e os outros decorrentes do mesmo. Outro é o prurido, quando a pessoa fica com coceira sem saber o que está causando, geralmente causado por alergia, quando o organismo libera substâncias químicas como a histamina que faz coçar.

Estudos científicos com a planta

Como é uma planta extremamente antisséptica, está sendo estudada por cientistas a associação do cipó mil homens com drogas como a streptomicina, um antibiótico que age contra certos tipos de bactérias. Essas bactérias com o tempo sofre mutação e ficam mais resistentes aos antibióticos, principalmente com o uso indiscriminado dos antibióticos pela população leiga e com a associação do cipó mil homens, está sendo feita drogas mais potentes.

public

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 30 de setembro - 2015 às 21:35

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.