Chá de Celidônia para conjuntivite e problemas menstruais

Existe uma controvérsia a respeito desses dois tipos de plantas. Recentemente estive pesquisando sobre a Celidônia Trixis divaricata e ela realmente é conhecida por Celidônia, Solidônia ou Erva de mulher, entre outros nomes. Curiosamente encontrei também, até sendo mais pesquisada do que a outra a erva Chelidonium majus que também é conhecida pelos mesmos nomes. Como em biologia o nome popular pode ser qualquer um, mas o que vale é o nome científico, considerei que as duas são espécies distintas, pois nem mesmo o gênero (primeiro nome do nome científico) é igual (o que indicaria um parentesco mais próximo entre elas se fosse). Vou só considerar para fazer esse chá a Trixis divaricata.

Características morfológicas da planta Celidônia

Essa Celidônia é uma planta conhecida na região sudeste e em regiões do Brasil central como Minas Gerais como uma planta daninha, que danifica o crescimento em plantas na lavoura. Se deixar crescer será pior pois ela é arbustiva e não herbácea. Seu tamanho pode chegar até 2 metros e meio. Dá pra se notar o aspecto das suas folhas que na parte de cima é texturizado de forma áspera, e na parte de baixo é aveludada, tanto que tem aparência prateada. As flores são brancas e bem pequenas. A planta tem um aspecto bem ramificado, o que a gente vê até no nome “divaricada”.

Características medicinais da planta Celidônia

De acordo com a literatura, ela é usada para fazer chá com as partes duras da planta, ou seja, com a raiz uma decocção ou chá para beber. Algumas pessoas também usam para fazer suco. Já para aplicar em conjuntivite, é usado os ramos e as folhas da planta para fazer uma maceração mais fraca (sem ferver) para aplicar com o olho fechado e como compressa. É liberado usar todas as partes da planta, mas usa-se certas partes para certas doenças.

Para usar para curar doenças, destaca-se três utilidades: A primeira e mais forte é para provocar a menstruação visto que ela é Emenagoga. Muita gente até usa para tratar males uterinos em períodos de menstruação; A segunda é para fazer um chá fraco para males do olho, como a conjuntivite e oftalmia pois é anti-oftálmica; A terceira é contra úlcera péptica (ou seja, feridas no estômago) pois é anti-ulcerogênica. Todas as outras propriedades são relacionadas com estas já mencionadas.

Como fazer o chá de Celidônia

Faz-se usando a erva seca com as partes duras da planta (raiz) como mencionado anteriormente colocando 1 colher em 3 xícaras de água e fervendo em fogo baixo em 5 minutos. Após isso, deixando esfriar ele tampado, coar e tomar 1 xícara por dia com o tratamento sem ultrapassar 3 dias. Isso já fará efeito.

Já o chá para conjuntivite não deve ser fervido. Basta em 1 litro de água colocar 3 colheres, tampar e (feito isso de manhã) usar só no outro dia no mesmo horário (guardar em local longe da luz). Coar e aplicar nos olhos. Use as partes aéreas da planta para fazer essa maceração. Aplicar com gaze e mesmo assim não aplicar direto no olho aberto, mas fechado.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 4 de outubro - 2015 às 7:24

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.