Chá de Boldo previne doenças

Boldo é uma planta muito conhecida aqui no Brasil, mais usada particularmente como um chá para usufruir de seu gosto, que mesmo com pouca açúcar, tem um gosto doce, e também o gosto do chá é bem exótico usado como passatempo. Porém muita gente usa sem saber dos seus efeitos no organismo, e de fato estão fazendo bem, pois ele previne muitas doenças sendo eficaz mais para doenças no fígado, pois uma erva hepática é bom a pessoa estar usando de vez em quando.

A pessoa que está querendo o boldo para começar a tomar é só ir no supermercado mais próximo e comprar a caixinha que tem os sachês dentro, que é só colocar dentro d’água fervente e deixar por alguns minutos, para tomar pouco adoçado, mas se você não encontra na sua região, pode mesmo plantar ou procurar na natureza. É uma planta que se dá bem em ambiente brasileiro porque ela é de origem africana de regiões tropicais, mais para baixo do globo, mais para a África do sul que tem clima semelhante ao do Brasil. Ela é nativa de lá pois foi trazida pelos escravos nos tempos antigos, que já era usada para prevenir e remediar doenças.

Mas caso se você for procurar na natureza, certifique-se que seja de um lugar onde não tenha poluição para não causar danos à sua saúde.

Colher as folhas e deixá-las secar à sombra, pois no sol faz com que seus benefícios sejam diminuídos.

Abaixo os seus 12 benefícios podem ser destacados

  1. Gases intestinais
  2. Insuficiência hepática
  3. Pedra na vesícula
  4. Inflamação na vesícula
  5. Falta de apetite
  6. Dor
  7. Sífilis
  8. Cole
  9. Diarreia
  10. Inapetência
  11. Colesterol alto
  12. Cardiotônica

Como usar o boldo para fazer o chá

  • Fazer o chá da planta, particularmente de suas folhas, colocando 1 colher de sopa das folhas secas picadas em 1 xícara de chá de água fervente e tomar antes das principais refeições
  • Para doenças mais agudas e sérias, fazer a tintura com vinho
  • 3 colheres de sopa de folhas de boldo em uma garrafa de vinho tinto seco, e deixar num quarto escuro durante 5 dias, indo lá de vez em quando virar e desvirar a garrafa, sem agitar, para mexer a mistura. Tomar 2 dedos de um copo americano, ou 4 colheres das grandes antes das principais refeições.

Estudos já comprovam que ela também é cardiotônica, fazendo o coração funcionar melhor, estimulando-o, por causa do glicosídeo “vernonina”.

cha de boldo

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 6:51

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.