É uma planta medicinal encontrada em regiões de altitude do sul do Brasil, vinda da Europa, a celidônia é usada principalmente para extrair um látex de cor alaranjada para aplicar em verrugas e calos. Há outra espécie também chamada Celidônia ou Erva-de-Mulher de nome científico Trixis divaricata, mas seus usos são diferentes da Celidônia verdadeira. Esta celidônia deste artigo possui características que tornam bem fácil as reconhecer na natureza, como suas flores amarelas pequenas com geralmente 4 pétalas, e sua folhas serrilhadas. Outros usos medicinais que se destacam é para provocar menstruação, pois é estimulante do útero e extirpar cálculos (pedras) biliares (na vesícula).


Nome científico
Chelidonium majus – C. grandiflorum

Outros Nomes

Celidônia, Celidônia verdadeira, Selidôni, Erva de verruga, Erva das verrugas, Erva dos calos, Figatil, Quelidônia grande (ou vice-versa), Figol, Celidônia maior, Erva andorinha, Papoula das andorinhas


Família
Angiospermae – Papaveraceae

Características

  • Herbácea
  • Perene
  • Ereta
  • Rizomatosa (caule subterrâneo)
  • Bem ramificada
  • Ao se ferir partes da planta, lança-se um látex de cor amarelo-escuro – cor de laranja
  • Pode medir de 30 a 70 cm de altura
  • Folhas: Compostas, pinadas, alternas, com folíolos que a quantidade deles são 5. Não tem pelos. Cor verde escuro na parte superior e mais claro na parte inferior da folha.
  • Flores: São amarelas bem pequenas, em racemos terminais curtos.
  • Frutos: Encapsulado, longo, deiscentes com suas sementes bem pequenas. O fruto tem a cor verde.

Componentes Químicos

Resinas, Óleo essencial, Mucilagem, Flavonóides, Pigmentos, Coptisina, Protopina, Sanguinarina.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AbortivaAnalgésicaAnti-inflamatóriaAntiespasmódicaCirculatóriaColagogaDepurativaDiuréticaEmenagogaLaxante

Partes usadas

A planta inteira


Como usar / Chás e receitas

Fazer a maceração (chá sem ferver). Não precisa fazer muita quantidade, somente a quantidade que for beber, o que dá uma xícara por vez. Pegar uma folha de boa aparência com cor viva e geralmente das pontas dos ramos para usar ela fresca para fazer a maceração. Amassá-la e colocar na xícara com água, tampar e deixar da noite para o dia ela no escuro. Tomar no outro dia em jejum.

Fazer uma tintura colocando 3 colheres da erva seca ou fresca em uma xícara de álcool de cereais a 70% (o normalmente usado para fazer tintura e pode ser encontrado em lojas de suplementos ou farmácias de manipulação), deixar também 5 dias tampado. Colocar uma colherada rasa em 1 copo de água, misturar e beber antes das refeições do dia.

Para aplicação em verrugas e calos como cataplasma, pegar a parte mais grossa do caule, ferir com a faca, obter o sumo alaranjado que sai. Fazer isso em folhas também. Aplicar esse látex em cima diretamente da parte afetada da pele.


Pra que serve? (indicações)

AnticancerígenaAntimicrobianaartriteBilebronquiteCálculo biliarCâncer de pelecolesterol altoErupções cutâneasFebre Aqui denominada febre de origem obscura, ou desconhecida acontece quando não se sabe a causa. Quando é medida no paciente com quantos graus ele está e acusa a partir d Saiba mais...FígadoImunoestimulanteindigestãoinsôniaIntestinoLaxativapedra na vesículareumatismoSoníferaÚlcera Péptica Perda de tecido no trato digestivo, estes que estão em contato com a secreção do estômago. Pode ter surto e calmaria da doença. A causa é os mecanismos de defesa do Saiba mais...ÚteroVerrugaVesícula biliar

    Cuidados no uso e advertências

    Não confundir com a outra celidônia (Erva de mulher – Trixis divaricata, que é usada mais para fazer chá emenagogo para menstruação e um chá fraco para aplicar nos olhos para conjuntivite).

    Mulheres grávidas devem ficar atentas, pois ela é estimulante do útero e seu consumo pode trazer complicações com o feto.

    Ao se consumir demasiadamente, ou uma dose forte (geralmente acontece com a tintura que é mais forte) pode causar algumas reações adversas como: Dificuldade de respirar, Tosse, Coceira, Alergia na pele, Erupções cutâneas, Intoxicação, Irritação, Prostração e sono.


    Localização

    Nativa da Europa (regiões do Mediterrâneo) e Ásia (em partes mais frias deste lugar). No Brasil se alastrou por regiões frias de altitude. É planta daninha, e muito encontrada crescendo espontaneamente em terrenos baldios, plantações e beiras de mata, cercados, etc.


    Cultura e como plantar

    Para plantar utiliza-se as sementes, ou também pode fazer a propagação a partir da rizoma. Como ela é de regiões do Mediterrâneo, no Brasil ela se alastrou pelo sul, em regiões de altitude, ou seja, bem fria. Nesses lugares também é facilmente encontradas em terrenos baldios.


    Fotos:

    chelidonium majus flor de celidônia

    Flor de celidônia verdadeira

    chelidonium majus

    Folhas de celidônia verdadeira – Foto: Benet2006

    Última atualização: 9 de outubro - 2015 às 5:51
    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "c"

  • Casca-preciosa
  • Café
  • Chacrona (Psychotria viridis)
  • Cipó-mariri - Ayahuasca (Banisteriopsis caapi)
  • Coqueiro - Cocos nucifera
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter