Nome científico
Cinnamomum cassia

Características

Nos Estados unidos ela é vendida como Canela de propósito por causa de sua semelhança, mas em muitos lugares é confundida uma com a outra. Como o aroma e o sabor da Cássia são mais fortes, ela se torna a melhor opção para quem escolhe entre a uma e outra.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AbortivaAfrodisíacaAnticâncerAntiespasmódicaCarminativaDepurativaOcitócica

Partes usadas

Pode ser usada tanto como planta medicinal como na culinária, a casca seca em bastões principalmente, casca moída, as frutas verdes desidratadas (folhas botões de Cássia) e as folhas de Tejpat.

Botões: Pode ser confundido com cravos-da-índia. O cheiro dos botões é um cheiro quente, suave, picante e mais leve do que o cheiro da casca.

Casca: A Casca é marrom. A parte interna da casca é lisa e avermelhada. A parte externa é áspera e acinzentada.

Bastões: Diferente da canela, a casca da Cássia é enrolada de uma forma mais tosca, a canela de uma forma mais firme e ereta por isso dá pra distinguir uma da outra na hora da compra. A Casca da Cássia também é mais grossa e dura.

Folhas de Tejpat: São as folhas da planta Cinnamomum tamala de forma oval e com listras (nervuras) e sua superfície. Tem cheiro leve de cravo-da-índia e de canela, sendo que mais cítrico.



Culinária

Pode ser usados puro com (ou em pratos que levam): Carnes, aves, maçãs, batatas/tubérculos e leguminosas, ameixas, ameixas secas etc.

Pode ser feito um tempero especial misturando com: Noz-moscada, anis, açafrão-da-terra, cravo-da-índia, semente de coentro, funcho (erva-doce), cominho, gengibre e cardomomo.

Pode ser usada inteira em pratos refogados e molhos usados para cozinhar aves e frangos.

Existe um tempero chamado Cinco especiarias chinesas e a Cássia em pó é um deles.

Os botões são usados em conservas e compotas de fruta.

Folhas de Tajpat são chamadas de folhas de louro-indiano e são usadas em pratos que levam muito tempo para ficarem prontos. (Tem um sabor e aroma diferente do louro convencional).

A Cássia é usada em pães e massas e alguns pratos doces.

Pode ser usadas em pratos que levam abóbora, preparo de lentilha, feijão e também preparo de carnes gordurosas.

Em alguns países ela é usada para dar sabor aos chocolates, então podemos usar para preparo de chocolates, principalmente papinha, onde geralmente é usado canela em pó.


Sabor e aroma

Tem gosto adocicado, sabor adstringente e pungente (picante). Por causa do alto teor de óleo volátil que a Cássia tem, ela tem um aroma e gosto mais forte do que a Canela. A Cássia de lá do Oriente é mais forte do que as daqui.


Compra e armazenamento

Compre o pó da Cássia para usar em alimentos e remédios caseiros. Compre os bastões para moer, mas é difícil de moer por isso é melhor comprar o pó já pronto. Se comprado o pó, ele pode ser conservado o sabor e aroma por muito tempo quando guardado em pote fechado. O restante também pode ser guardado em potes fechados para conservar seu sabor. Compre em lojas especializadas em especiarias orientais, principalmente no exterior.

Aqui no Brasil, se não achar em lojas de temperos ou de especiarias, em mercados centrais da cidades e feiras, pode ser comprado pela internet, também a semente para plantar.


Localização

  • Essa planta é nativa da Índia, ao norte do Mianmar.
  • Nos registros constam como um herbário chinês de 2700 A.C.
  • A maioria da produção em outras áreas é exportada para o sul da China.

Cultura e como plantar

Prefira colher as cascas da Cássia em época de chuva porque nessa época a casca é retirada com facilidade da planta. Não precisa você intervir na casca para que ela se transforme em um bastão. À medida que seca ela fica assim, como a casca da canela.


Fotos:

cinnamomum-cassia

Foto: Cinnamon Vogue – http://www.flickr.com/photos/cinnamonvogue/7751299338/

Última atualização: 2 de junho - 2014 às 20:55
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "c"

  • Casca-preciosa
  • Café
  • Chacrona (Psychotria viridis)
  • Cipó-mariri - Ayahuasca (Banisteriopsis caapi)
  • Coqueiro - Cocos nucifera
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter