Planta daninha, invasora que afeta as culturas do Arroz e cana-de-açúcar no Brasil. É uma gramínea monocotiledônea bem distribuída no mundo que se desenvolve bem em regiões secas, também em solos arenosos onde há muita deposição de umidade. Solos assim são bem drenados (não acumula tanta água – ver artigo sobre o solo). Aqui no Brasil é conhecida como capim pé-de-galinha ou capim-mão-de-sapo, devido o formato de suas inflorescências. Seu nome científico já nos diz algo sobre a planta: Dactyloctenium aegyptium – Dactilo = dedo; Ctenium = kteis, pente; ou seja, dedos como pente e aegyptium, que é o epíteto específico, vem de Egito pois a planta de fato é de origem africana.


Nome científico
Dactyloctenium aegyptium

Outros Nomes

Capim calandrini, Capim Mão-de-sapo, Capim pé-de-galinha-verdadeiro


Família
Poaceae

Características

Uma característica marcante de sua capacidade invasora é que uma planta pode produzir 66 mil sementes (em comparação a Cyperus spp., que também é invasora, porém o poder de invasão e persistência se dá pelos tubérculos nas raízes, que quando a planta é arrancada ainda continua no plantio).

Monocotiledôneas (plantas que se desenvolvem apenas com um cotilédone, que é a parte da planta que nutre a planta, enquanto a semente é germinada, da plântula até a planta em si).

Cresce até 50 cm de altura

Anual

Não produz estolão. Os caules contém nós, porém os nós mais baixos são enraizados, tornando parecidas com plantas pseudo-estoloníferas. Outra característica marcante é que possuem a bainha muito frouxa (bainha é o prolongamento da folha que circunda o caule.) As bainhas contém tricomas nas quilhas.

Formam tapete semelhante a gramado e são usadas para isso em alguns lugares.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteCicatrizanteNutritiva

As sementes da D. aegyptium é usada como alimento tradicional na África, seu país de origem. Está sendo estudada ação anticancerígena quando o extrato da planta provoca indução a apoptose (morte celular) de linhagens de células do pulmão com essas características.

Partes usadas

Sementes


Pra que serve? (indicações)

Anti-helminticodesnutriçãoDiarreia É a doença que pode ser crônica, aguda, infecciosa e não infecciosa que pode causar um processo inflamatório na mucosa intestinal, também lesão nos enterócitos, a Saiba mais...Febre Aqui denominada febre de origem obscura, ou desconhecida acontece quando não se sabe a causa. Quando é medida no paciente com quantos graus ele está e acusa a partir d Saiba mais...QueimaçãoTônico amargoÚlcera Péptica Perda de tecido no trato digestivo, estes que estão em contato com a secreção do estômago. Pode ter surto e calmaria da doença. A causa é os mecanismos de defesa do Saiba mais...

    Localização

    Nativa da África. Distribuição pantropical. Podem ser encontradas facilmente na América central, Indonésia e outros países dos subtrópicos (mais distantes da linha do Equador). Ocorre mais no Nordeste, Sudeste e Norte do Brasil em localizações ao leste, principalmente litorâneas. Tolera regiões secas.


    Cultura e como plantar

    Apesar de serem de áreas secas, tolera solos arenosos onde água se acumula, característica de costões rochosos.


    Mais sobre esse assunto

    Sinonímia: Chloris mucronata, Cynosurus aegyptius, Dactyloctenium meridionale, Dactyloctenium mucronatum, Eleusine aegyptiaca.


    Fotos:

    capim-pe-galinha

    Última atualização: 29 de março - 2017 às 10:07


    Faça parte do nosso grupo no Facebook

    grupo facebook

    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "c"

  • Castanhola
  • Casca-grossa (Maytenus erythroxyla)
  • Chanana - Turnera subulata
  • Capim pé-de-galinha (Dactyloctenium aegyptium)
  • Coentro
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter