O Café é uma bebida conhecida no brasil e muito usada por mais de 80% da população. Os Brasileiros usam assim que se acordam a bebida quente, deixando eles dispostos para enfrentar o dia. Além de ser gostosa, estimula o raciocínio e tira a preguiça. Mas ela também tem outros usos medicinais para curar doenças.

Desde o ano 2000 a produção de cafés vem se intensificando por causa a exigência do mercado consumidor em uma variedade de tipos de cafés, mais relativos a gostos e aromas. Para isso é necessário um investimento maior desde tempo a dinheiro em lavoura, colheita, pós-colheita, bem como degustadores para a seleção dos melhores grãos que proporcionem as melhores sensações. Para se ter uma bebida perfeita, o grão de amostra deve ter alto teor de proteínas e açúcar e baixo teor de acidez e alto de compostos fenólicos, este último de importância para a saúde humana por causa de sua propriedade antioxidante. Embora a torração dos grãos destruam partes dos compostos fenólicos antioxidantes, por outros lado possibilita a formação de acrilamida ACM que é anticancerígeno em humanos.

Apesar do café proporcionar todos esses benefícios, seu consumo de forma errada pode gerar danos à saúde, um deles que podemos citar é o câncer de esôfago. Quando se toma o café muito quente com muita frequência, danifica as células do tecido gerando mutações que pode culminar na proliferação descontrolada e formação de tumores (câncer).


Nome científico
Coffea arabica

Outros Nomes

Cafeiro, café-arábica.


Família
Angiospermae - Rubiaceae

Características

  • Arbustiva grande
  • Perene
  • Vai até 4m de altura
  • Como é arbustiva, os ramos começam a encher desde a base da planta, já a parte de cima é bem densa, bem cheia e longa
  • Folhas simples opostas com aspecto brilhante na parte de cima que vai de 8 a 12 cm de comprimento cada
  • Flores brancas uma junta da outra, pouco perfumadas
  • As frutas são do tipo bagas com duas sementes dentro e quando estão quase maduros, ficam de cor amarelo-esverdeado, e quando estão maduros, ficam vermelhos. Os frutos medem até 15 mm.
  • O Café cultivado no Espírito Santo chama-se Coffea canephora, e o do restante do Brasil tende a ser Coffea arabica.

Componentes Químicos

Cafeína (todas as partes das plantas, menos raízes), teofilina, teobromina, hemicelulose, esteróis, fenóis, ácidos fenólicos, carboidratos, acido clorogênico, trigonelina, ácido-metil-nicotínico, ácidos graxos, proteínas, taninos.

Folhas: Todos acima incluindo Ácido benzoico, acido cinâmico, ácido ascórbico, quercetina e flavonoides.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

BroncodilatadoraDepurativaDigestivaEstimulanteEstomáquicaHipoglicêmica
  • A bebida feita das sementes torradas moídas, é estimulante.
  • Quando tomado em porções pequenas, normais, ele tende a evitar fadiga estimulando o corpo, principalmente ao raciocínio, porém quando se exagera na dose, provoca palpitações inquietação podendo levar até a morte como esse jovem que morreu de tanto tomar café.
  • O bom é logo pela manhã tomarmos café para ficarmos dispostos ao longo doa dia. Basta uma ou duas xícaras.
  • Algumas pessoas com dor de cabeça costumam tomar café por causa de sua ação analgésica e obtém alívio.
  • Ela age mais no coração, músculos, sistema nervoso e rins.

Partes usadas

Sementes cruas ou torradas e folhas.


Como usar / Chás e receitas

É usada a semente moída e torrada, aqui no Brasil não tem mistério, todo mundo sabe fazer um café colocando o pó da semente torrada previamente comprada no supermercado em um bule com água fervente, deixar por 10 minutos, coar e beber com açúcar.

Já as sementes cruas para fazer o chá serve como hipoglicêmica para baixar os níveis de açúcar no sangue e urina, bom para diabéticos. Tomar uma xícara por dia.

Fazer um café, pegar uma xícara, misturar com a mesma quantidade de água e aplicar sobre os olhos como compressa para afecções neles.

No Haiti eles usam as folhas do café para fazer um chá com água e sal para depurativo do sangue.

Pra quem quer reduzir efeitos do LDL colesterol ruim, e aumentar os do bom HDL, tomar cinco xícaras do café coado por dia feito com o pó das sementes torradas.


Pra que serve? (indicações)

arteriosclerosecolesterol altoconjuntivitedor de cabeçaenxaquecafadigamemóriapreguiçaraciocínioresfriadosonolência

    Cuidados no uso e advertências

    Deve-se evitar o uso na gravidez.


    Localização

    Originário da Abissínia de partes da África, cultivados em países tropicais da Ásia e América, como o Brasil também. Colômbia também é um grande produtor de café.


    Cultura e como plantar

    Em regiões produtoras de café é comum a Mancha-de-olho-pardo, uma doença causada por Cercospora coffeicola (Fungo ascomiceto). É endêmica de plantações de café no Cerrado Brasileiro. A doença é mais relatada em plantações em solos arenosos, mal-nutridos de nitrogênio e potássio. Aparecem lesões nas folhas e frutos, as folhas caem e os frutos ficam prejudicados gerando uma bebida de gosto desagradável.

    A intensidade desta doenças dos cafezais aumenta quando há uma piora na irrigação e adubação. A nutrição mineral tem se mostrado promissora para o tratamento de plantio com cercosporiose, além de ser benéfica para as plantas. É relatado que as plantas de ambientes ricos em silício principalmente são benéficos à planta, no que se refere a aspecto da folha e tolerância de agentes causadores de doenças. Há estudos com a inoculação de Silicato de cálcio e de sódio para tratamento de cercosporiose.


    Mais sobre esse assunto

    Curiosidades: Quando o grão de café verde é torrado para fazer o café infuso, que conhecemos, a torrefação modifica a composição química do grão fazendo ele ficar, quando já feito o infuso, com a textura, gosto, cheiro e cor característico por causa da combustão de hemicelulose.

    Quanto menos filtrado, ou se a pessoa não coar, quando vai fazer o café, ele tem influência para aumentar os níveis de gordura no sangue.


    Fotos:

    frutos café

    Frutos do Café – Foto: Scot Nelson

    Planta café

    Planta Café na natureza – Foto: Forest and Kim Starr

    flor de café

    Flores de Café – Foto: Scott Zona

    grãos de café

    Grãos de Café Torrados – Foto: Secretaria de Agricultura de São Paulo

    Última atualização: 29 de setembro - 2016 às 20:46

    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "c"

  • Casca-preciosa
  • Café
  • Chacrona (Psychotria viridis)
  • Cipó-mariri - Ayahuasca (Banisteriopsis caapi)
  • Coqueiro - Cocos nucifera
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter