Planta arbórea de áreas secas também conhecida como aroeira-branca. Há outra espécie de nome científico L. molleoides, porém são de folhas compostas pinadas ou trifolioladas que possuem compostos nas folhas e ramos que podem causar reações alérgicas, assim como seu pólen. Esta espécie L. brasiliensis é bastante usada como ornamental, mas tem limitações em uso em lugares onde existam pessoas alérgicas.


Nome científico
Lithraea brasiliensis March. (Sinônimos: Ehretia venulosa Spreng. Ex. Engl., Lithraea verrucosa Miers ex Engl., L. australiensis Engl.

Outros Nomes

Bugreiro, Aroeira-branca, Aroeira-braba, Aroeira-brava, Pau-de-bugre, Aroeira, Aroeira-negra, Aroeira-de-Bugre, Bugre, Coração-de-bugre


Família
Anacardiaceae

Características

Hábito: Arbóreo

Altura de 4 a 14 metros

Copa globosa

Tronco cilíndrico (de 30 a 50 de diâmetro)

Casca áspera e descamante

Folha: Simples, subcoriácea ou coriácea, glabra(lisa) tanto na face abaxial tanto na face adaxial. Cada folha adulta pode ter de 2 a 8 cm de comprimento por 1 a 2 cm de largura.

Pecíolo de cada folha (pé pequeno, que segura a folha) pode ter de 0,5 a 1,3 cm de comprimento nas pesquisas que os botânicos que fizeram.

Inflorescências em panículas terminais e axilares. Cada inflorescência pode ter de 1 a 7 cm de comprimento.

Flor: pode ter de 3 a 4 mm de comprimento. Com receptáculo resinoso.

Fruto: Drupa ovoide de 5 a 6 cm de diâmetro.

Quando o fruto amadurece, fica mais claro, quase branco onde podem ser semeados como sementes. 1kg de fruto = 22.000 unidades.

Floresce: entre setembro e outubro e frutifica entre novembro e dezembro.

Perenifolia (folhas nunca caem)

É heliófita, assim precisam de luz solar direta

As plantas da família Anacardiaceae são pantropicais, ocorre entre os trópicos do mundo e possuem poucas espécies em regiões temperadas. A família possui 70 gêneros e 700 espécies pelo mundo. A Mangifera indica da manga, a Spondias sp. do umbu-cajá são exemplos de árvores dessa família. O Schinus terebinthifolia (pimenta-rosa ou aroeira vermelha) também é dessa família, inclusive, em levantamento florístico foi encontrado essa árvore ocorrendo com a L. brasiliensis.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteAnti-inflamatóriaAntirreumáticaAntissépticaCicatrizante

Em um levantamento feito em laboratórios, as folhas apresentaram atividade contra doenças de pele.

Partes usadas

Possui uma madeira dura e pesada de alta densidade (0,98 g/cm 3). Possui madeira grã-direta quando a tábua é serrada tangencialmente ou radialmente. Possui durabilidade grande, motivo de muita procura para postes e obras externas que carecem de madeira de grande durabilidade. Usada para carvão, lenha. Folhas como medicinal.


Pra que serve? (indicações)

Anti-úlcerasDermatoseDiarreia É a doença que pode ser crônica, aguda, infecciosa e não infecciosa que pode causar um processo inflamatório na mucosa intestinal, também lesão nos enterócitos, a Saiba mais...

Cuidados no uso e advertências

O Toxicodedron, um gênero dessa família possui um composto fenolico 3-n-pentadecicatechol na resina e provoca dermatite. Porém, vale ressaltar que a Mangueira e o Cajueiro também possuem efeito alérgico.


Localização

Minas Gerais ao Rio grande do sul em mata latifoliada de altitude. Essas matas ocorrem mais de Santa Caterina ao Rio Grande do Sul. Ocorre também no planalto Meridional e em matas de pinhais.

Ocorre em capões de campos do planalto, porém se desenvolvem bem em qualquer solo.

Não apresenta certeza de dispersão, sua distribuição no habitat é difusa.

Ocorre em restingas litorâneas, matas ombrófilas atlânticas.


Cultura e como plantar

Em substrato areno-argiloso, semear os frutos recém colhidos em locais sombreados. Cobrir uma camada fina e irrigar poucas vezes no dia. Em 40 a 60 dias a emergência ocorre, porém a taxa de germinação é baixa. Fazem o transplantes quando estiverem com 4 a 5 cm em outra embalagem mais e depois de 7 meses para o local definitivo. Atinge 3 metros em 2 anos dependendo do local plantado.


Fotos:

flores aroeira brava bugreiro

Inflorescência do Bugreiro

bugreiro

Folhas do bugreiro

Última atualização: 21 de março - 2017 às 2:12


Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "b"

  • Babaçu Anti-inflamatório e biocombustível
  • Bugreiro (Aroeira branca) - Lithraea brasiliensis
  • Bacaba
  • Buchinha do Norte – Luffa operculata
  • Babaçu
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter