Planta que dá a bucha, conhecida como a bucha vegetal para tomar banho, sendo que esta espécie só serve para fins medicinais e tem ação tóxica forte já que sua bucha é pequena. A principal parte usada da planta é a bucha interna ou fruto sem as sementes, a parte fibrosa que tem uma poderosa ação tóxica. Com ela é feito remédios caseiros para sinusite e é usada ilegalmente como abortiva. Pouca quantidade de componentes da planta pode matar um homem adulto de toxidade, tendo que ter cuidado no uso para não engolir caso for usar. Porém não recomendamos o uso, visto que é citotóxica agindo destruindo células, causando até sangramentos em mucosas mesmo que a pessoa deixe-a de molho várias vezes para enfraquecer mais a ação tóxica.


Nome científico
Luffa operculata

Outros Nomes

Buchinha, Abobrinha-do-Norte, Bucha-de-banho, Bucha-dos-paulistas, Purga-de-paulista, Purga-de-João-pais, Buchinha-paulista, Buchinha-do-norte, Cabacinha, Bucheira, Purga-dos-frades-da-companhia


Família
Angiospermae – Cucurbitaceae

Características

  • Trepadeira
  • Herbácea
  • Anual
  • Caule ramificado volúvel e delgado
  • Até 10m de comprimento
  • Folhas: Simples divididas de 3 a 5 lóbulos com base invaginada e pecíolo anguloso. 3 a 8 cm de comprimento por 3 a 15 lóbulos de largura.
  • Flores: Amarelas que possuem 5 pétalas. Mede até 2 cm. Geralmente sai do mesmo nó de onde sai a folha.
  • Frutos: Oblongo-ovoides a fusiformes, deiscência opercular, pericarpo papiráceo, 5 séries de espinhos curtos que envolve o mesocarpo fibroso e frouxo com 3 cavidades longitudinais.
  • Sementes: Achatadas, lisas, de cor escura e de grande quantidade dentro do fruto.

Esta espécie é do mesmo gênero da planta que dá a bucha vegetal, usada largamente para tomar banho, sendo que o tamanho da bucha desta planta é menor. Ela é usada ilegalmente como abortiva, e também para remédio para sinusite.


Componentes Químicos

Curcubitacinas (saponina), Luperosídeos, Triterpenos glicosilados, Citrulina, Metacarboxifenilalanina


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AbortivaPurgativa

Partes usadas

Frutos maduros e secos (bucha fibrosa interna)


Como usar / Chás e receitas

Chá dos frutos descorticados e sem sementes, para tratar de doenças internas, sendo que ocorre efeitos colaterais como irritação nas mucosas e purgativa forte. De tão forte, o chá fica espumoso. Desse mesmo chá, feito mais forte, se inala para ação contra sinusite e seus sintomas, porém, não é muito recomendando, pois o vapor do chá morno não só vai para as mucosas do nariz, mas também para o pulmão, apesar de o nariz ter mecanismos para filtrar o ar que entram, ainda vai.

As pessoas fazem também um tipo de extrato caseiro com essas partes do fruto mencionadas anteriormente, lavando em um recipiente com água, jogando a água fora e repetindo o processo de lavagem da buchinha 9 vezes. Na décima, deixa ela de molho da noite para o dia. Essa água vai estar, mesmo depois de o fruto estar lavado, com uma concentração bem forte dos componentes tóxicos. Usa-se como remédio caseiro de congestão nasal e de sinusite aplicando algumas gotas no nariz ate sair na parte da boca, e expelindo logo. Isso é perigoso e pode causar até hemorragia nasal.

Usa-se a infusão ou extrato acima para misturar mais água e jogar em terrenos onde tenha empesto de caramujo africano, a fim de evitar esse vetor de doenças como esquistossomose.


Pra que serve? (indicações)

AlcoolismoCitotóxicacongestão nasalDor ciáticaFebre Aqui denominada febre de origem obscura, ou desconhecida acontece quando não se sabe a causa. Quando é medida no paciente com quantos graus ele está e acusa a partir d Saiba mais...HidropsiaicteríciaMoluscicidaOftalmia crônicaPicada de cobrasífilisSinusiteTinha

    Cuidados no uso e advertências

    Não recomendado usar na gravidez, e também não usar demasiadamente por qualquer pessoa, de forma interna, por causa irritação nas mucosas, tem efeito tóxico. Sua ação tóxica é tanta que pouco mais de um grama matar um homem.


    Sabor e aroma

    Amarga, principalmente a parte fibrosa da buchinha interna.


    Localização

    Nativa de Toda a América do sul, mas na Guatemala é onde se observa seu vasto cultivo para fins medicinais.


    Mais sobre esse assunto

    Sinônimos: Luffa astorii Svenson, Cucumis sepium G. Mey., Luffa purgans (Mart.) Mart., Luffa quinquefida (Hook. & Arn.) Seem., Elaterium quinquefidum Hook. & Arn., Momordica quinquefida (Hook. & Arn.) Hook. & Arn, Momordica operculata L., Luffa operculata var. intermedia Cogn.


    Fotos:

    luffa operculata buchinha

    Flores e frutos da planta Buchinha – Foto: Reprodução

    Última atualização: 7 de julho - 2015 às 10:34
    Lista das plantas medicinais de A a Z

    Continue lendo mais plantas com letra "b"

  • Buchinha do Norte – Luffa operculata
  • Babaçu
  • Boa noite (vinca)
  • Boldo (Brasil)
  • Batata-de-purga
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter