O nome Monarda que pertence à erva foi herdado de um médico espanhol chamado Nicolás Monardes que escreveu um livro chamado “Historia medicinal de las cosas que se traen de nuestras Indias Occidentales que sirven en medicina” que foi pioneiro na literatura científica sobre ervas medicinais lá nos EUA, isso no século XVI.


Nome científico
Monarda didyma - Monarda fistulosa (Tem uma fragrância mais forte). Monarda fistulosa menthifolia (É uma variação da monarda fistulosa. Tem gosto de orégano. Pode ser usado em pizza também).

Outros Nomes

Bálsamo-de-abelha


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AnalgésicaAntioxidanteBactericidaCarminativaEmenagogaFungicida
  • Ela faz relaxar e tem propriedades antissépticas.
  • É anti-depressiva.

Partes usadas

Dá pra se usar tanto na culinária para dar gosto à comida, quanto para fazer chá que é bom para acalmar. Utilize as folhas frescas ou secas. Se for para fazer chá, utilize elas secas (É melhor comprar os sachês prontos em casas especializadas de chás).
Seu óleo essencial pode ser usado em banhos e massagens. É uma planta que tem diversas variedades, mas todas elas podem ser usadas para a mesma finalidade: Culinária, chá, etc.


Como usar / Chás e receitas

Use algumas folhas de secas ou frescas e água como chá. É bom para acalmar, para aliviar tensão, estafa e estresse.

  • – Coloque água no bule e esquente.
  • – Coloque as folhas da erva por cima assim que ferver. Desligue o fogo e deixe por dez minutos.
  • – Coa e beba ele morno várias vezes por dia ou antes de dormir.


Culinária

Assim que colher é bom logo dar um destino às folhas e flores porque elas murcham rapidamente. Então, quando colher use logo ou coloque para secar. Faça molho com as folhas picadas da bergamota (misture laranja, folhas de bergamota e alho e coloque na comida). Da planta apenas se utiliza para a culinária as flores e folhas frescas ou secas. Pode adicionar em saladas de refeições ou saladas de frutas para sobremesa. Ela tem um sabor cítrico e vai deixar um gosto melhor.


Sabor e aroma

A bergamota erva (usando as folhas e flores) tem um sabor e aroma cítrico notável e dá uma nota picante à comida. O sabor das flores são mais suaves que as folhas.


Compra e armazenamento

  • Como a planta também serve para ornamentar terreno, dá pra se encontrar em casas especializadas de jardinagem e viveiros, as mudas. Já as sementes compre pela internet.
  • Dá pra comprar também seu óleo essencial que é muito usado para massagens e é extraído através da prensagem da casca.
  • Pode picar e congelar em cubos de gelo (aprenda aqui) a bergamota.
  • Se for deixar secar ao ar livre, pendure-as em local escuro e que seja ventilado, não no sol para que os óleos voláteis das folhas não vão embora. Após secar, guarde em um recipiente fechado.

Localização

É uma planta que é nativa dos Estados Unidos (América do norte) especificamente de Nova Iorque, Michigan e Geórgia, entre outros estados.


Cultura e como plantar

É uma planta perene. Na natureza ela é encontrada com facilidade, no seu estado de origem, em lugares como margens de rio de florestas úmidas ou mata arborizada. Gosta de solo rico em matéria orgânica/fértil que retenha umidade. Pode regar sem medo de encharcar o solo.

Plantar em sol direto ou sombra parcial. Ela é uma planta que é da família da hortelã então se você sabe plantar hortelã, sabe plantar bergamota. De 3 em 3 anos ela pode ser cortada replantada/propagada. Colha as folhas no verão. Colha as flores quando abrirem. Se espalham rapidamente. É melhor começar a plantar a partir de sementes mas pode propagar a partir de pedaços da raiz dividida.

Distribua a planta com um certo espaço entre uma e outra para facilitar a passagem de ar entre elas para que não apareça fungos. Ela tem um néctar bem doce capaz de atrair abelhas, por isso também é conhecida como bálsamo-de-abelha.


Fotos:

bergamota-planta

Planta Bergamota – Foto: Can Stock Photo Inc. / sinnawin

bergamota-flores-abelha

Flor e abelha – Bergamota Can Stock Photo Inc. / annalovisa

Última atualização: 1 de junho - 2014 às 12:55
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "b"

  • Buchinha do Norte – Luffa operculata
  • Babaçu
  • Boa noite (vinca)
  • Boldo (Brasil)
  • Batata-de-purga
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter