Alimentos ricos em vitamina C previnem doenças e fortalece

Encontrada em uma grande variedade de frutas e vegetais, mas também muito usada como suplemento por pessoas que querem manter os níveis no organismo em dia, a Vitamina C (Ácido ascórbico) é uma vitamina essencial para a nossa saúde. Ela é solúvel em água e ajuda a prevenir muitas doenças e condições patológicas, e podemos consumi-la sem se preocupar com a superdosagem. Há muitos estudos em andamento sobre Vitamina C na comunidade científica hoje em dia, até alguns onde é estudado a administração dela por via intra-venosa (aplicado com seringa) para pesquisas na cura do câncer, mas este estudo como ainda é novo, os médicos ainda não o recomendam.

A forma de administração da Vitamina C é por via oral, quando comemos vegetais e fruta cítricas, principalmente os vermelhos e verdes escuros que vamos citar alguns posteriormente, e também por suplementação e polivitamínicos (aqueles comprimidos receitados por nutricionistas). O ideal é que, caso a pessoa esteja com deficiência de vitamina C no organismo, começar aumentando a quantidade de alimentos ricos em vitamina C para depois começar a tomar suplementos. A dose recomendada para uma pessoa adulta é de o mínimo de 500 mg por dia, podendo chegar até 2.000 mg. Caso ultrapasse não há problema porque ela quando está em excesso no organismo é facilmente excretada pela urina, mas deve se evitar a superdosagem (com suplemento principalmente) para não acontecer irritações no sistema digestivo ou diarreia. o Indicado é ficar entre 500 mg a 1.000 mg, mas não precisamos nos preocupar com a quantidade, principalmente senão estamos tomando suplementos. É só aumentar a quantidade de frutas verduras e legumes na alimentação.

Alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C – National Institutes of health

Pode ser muito difícil fazer uma criança comer legumes e verduras, então podemos fazer de vez em quando uma sopa com bastante legumes. Mas não cortar os legumes para colocar eles desse jeito na sopa pois eles não gostam muito de mastiga-los, mas sim passa-los no liquidificador para fazer uma pasta para só assim depois colocar na sopa. Lógico que a sopa vai ficar com um gosto de legumes, mas com o tempero vai maquiar o gosto e eles vão achar uma delícia, comer verduras e legumes sem saber que estão comendo.

Benefícios da Vitamina C no organismo

São inúmeros os benefícios, nós vamos listar aqui os mais conhecidos pela alimentação adequada em dietas ricas em vitamina C, mas esteja ciente que ela também pode ser usada no organismo em combinação com ferro (que faz com que ele seja melhor absorvido pelo organismo) ou vitamina E (para retardar a progressão de doenças como aterosclerose).

  • Por ser antioxidante, a Vitamina C Previne que os radicais livres danifiquem as células, prevenindo com que corra solto no organismo e provoque câncer, asma, catarata, mal de Alzheimer, etc.
  • Por causa do colágeno, esta vitamina ajuda o corpo a curar feridas mais rápido, ou seja, ajuda na cicatrização, como para a pessoa se recuperar de uma cirurgia e evitar que um simples corte ou arranhão demore a sarar ou infeccione.
  • Reduz o risco de derrame, ataque cardíaco, limpa as artérias aos arredores do coração, estabiliza níveis de colesterol no sangue. Ou seja, é também bom para o sistema circulatório, para fortalecimento de veias mais finas, capilares.
  • Segundo um outro estudo feito em mulheres que já estão na menopausa, a vitamina C preveniu envelhecimento da pele cedo. Quem tem uma dieta rica em vitamina C, tem menos pele enrugada, menos rugas, pele mais macia, sem precisar de aplicação de produtos químicos cosméticos.
  • Vitamina C melhora a saúde dos dentes, visto que ele age no corpo nas cartilagens que seguram os dentes, também na circulação sanguínea da gengiva que é bastante frágil. Falta de vitamina C pode causar gengivite, escorbuto, sangramento fácil na gengiva, etc.
  • Reduz chances de o organismo ser acometido por um resfriado ou gripe, porque fortalece o sistema imunológico. Saiba que um simples resfriado quando não curado, pode evoluir para uma infecção pulmonar grave, e até pneumonia.
  • Faz a pessoa viver mais porque melhora a imunidade do organismo, a capacidade do corpo combater agentes estranhos.
  • O estresse é um vilão hoje em dia. O nosso sistema imunológico pode ficar fraco caso trabalhemos muito e o consumo de vitamina C pode ser benéfico.
  • Diminui as chances do organismo sofrer um AVC. Segundo um estudo, foi descoberto que as chances de uma pessoa com uma maior concentração de vitamina C no sangue, tem cerca de 40% a menos de chances de ter um AVC na vida. AVC tem a ver com veias finas na parte do cérebro, e como já dissemos, a vitamina C melhorar a circulação dessas partes do corpo.
  • Evita depressão, fraqueza e anemia. A anemia (sangue deficiente em hemácias, sangue fraco) pode deixar a pessoa sem disposição para fazer nada no dia a dia, dando fraqueza e evoluindo para a depressão. É bom que nos alimentemos bem para evitar esses quadros.

Onde encontrar vitamina C?

Como já dissemos, ela é encontrada em uma variedade de legumes e frutas. O bom é que quando formos a feira, não compremos muita quantidade porque se guardar eles na geladeira por muito tempo, as frutas e legumes vão perdendo mais nutrientes, e ficando mais pobres. O bom é a pessoa consumi-los poucos dias antes de comprar, ou até escolher um local de compra onde se saiba a procedência, e quantos dias o produto está à venda, pois quanto mais perto da data da colheita, melhor de consumir e aproveitar as vitaminas.

Já os suplementos, é bom perguntar ao nutricionistas antes de comprar, qual o mais indicado. Caso queira, pode fazer uma consulta a esse profissional pessoalmente para conversar sobre a sua alimentação e possíveis suplementos a ser tomado, mas pela internet também é possível fazer uma pergunta a eles antes de comprar, como no site da Natue que dispõem de nutricionistas online pra quem compra lá.

Abaixo segue a lista dos principais alimentos ricos em vitamina C

  • Brócolis
  • Laranja
  • Repolho
  • Tomate
  • Kiwi
  • Pimentão vermelho
  • Pimentão verde
  • Batata inglesa
  • Batata doce
  • Suco de uva
  • Morango
  • Melão
  • Ervilhas
  • Abóbora (jerimum)
  • Abacaxi

Lembre-se que os alimentos, quando mais cru, melhor pois vai ter mais vitaminas, mas cozido ele fica mais fácil de digerir, e a vitamina é solúvel em água, ou seja, ao cozinhar ele pode se misturar a água, por isso, na hora de cozinhar os alimentos antes de comer, cozinhe com menos água e em por menor tempo para aproveitar mais de seus benefícios. Lembre-se da teoria biológica de que o ser humano, ao longo das eras, foi desenvolvendo mais o corpo, principalmente o cérebro, devido a descoberta do fogo onde passou a cozinhar os alimentos, e o corpo passou a absorver mais as vitaminas.

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Ciências Biológicas - UFPB e cia.
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Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 7:05

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