Ipê-roxo – Benefícios e propriedades

O Ipê roxo é uma planta que existe dela em toda a América, porém tem mais espécies, mais quantidades e em mais lugares aqui no Brasil. Uma planta de nome cientifico Handroanthus impetiginosus, mas existe mais espécies com outros nomes por aqui. Particularmente pelo fato de ela em determinada estação do ano soltar suas folhas, restando somente as flores de coloração roxa, rosa ou lilás, também avermelhada, dá pra ver de longe essas planta com essa cor predominante e conhecê-las na floresta. É conhecida também como Ipê-comum, Ipê-rosa, Lapacho (por causa de seus componentes), Pau-d’arco-rosa, etc.

É uma árvore de médio porte com tronco grosso, onde é usada na medicina alternativa suas entrecascas, ou seja, a parte interna depois da casca, onde tem mais propriedades medicinais. Já sua madeira ou a serrilha de sua madeira é usada para se extrair também componentes químicos, porém não para medicina alternativa mas para a indústria, pois é muito forte. Há relatos de quem já usou que teve irritações no estômago, no trato digestivo, provocando anorexia e perda de peso, como fraqueza e intoxicação alimentar.

ipe-roxo flores folhas

Ipê-roxo da ibflorestas.org.br

Como fazer o chá e usar de seus benefícios

Para usar, pega-se um pouco da sua entre-casca picada e coloca duas colheres pequenas em dois copos americanos de água, ferve por cinco minutos e usa. Para quem tem inflamações em partes finas da pele como mucosas em partes íntimas ou na boca, usa-se esse mesmo chá misturado com um pouco de água, para lavar, como uso tópico. Só tenha cuidado para não passar do ânus à vagina, para não haver infecção no peritônio, caso você for mulher, ou do ânus ao pênis, caso você for homem e haja a prostatite. Prefira lavar uma parte em um momento e com um chá, e outra parte em outro momento e com outro chá.

Assim bebendo o chá, ela serve também para o câncer, porém, não se deve usar junto com a quimioterapia, necessário é perguntar ao seu médico, para não haver interações com o coquetel de remédio, com as loções preparadas com o ipê-roxo.

Abaixo a lista das doenças e das propriedades que dão benefícios à nossa saúde do Ipê-roxo.

Antifúngica (age contra fungos), Diurética (ajuda na produção de urina), Adstringente (constrange a pele diminuindo secreções), Antitumoral (contra tumores e câncer), Tóxica (principalmente a parte da serragens da madeira, ou quando usa-se a entrecasca demais), Antimicrobiana (mata micróbios), Bactericida (mata bactérias e agentes infeciosos invisíveis a olho nu), anticoagulante (faz o sangue se tornar mais fino, ou não ficar grosso ou coagular), anti-inflamatória (diminui inflamações no corpo)

É uma planta boa para curar e tratar:

Infecção, Impetigo, Câncer, Lupus, Mal de Parkinson, Psoríase, Alergia, Gengivite, Garganta inflamada, Vaginite, Hemorroidas, Cervicite, Cervicovaginite, Neoplasia

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 26 de setembro - 2014 às 23:13

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.