Bom para fraturas e estancar hemorragia é Cavalinha Gigante

A Cavalinha é uma espécie de planta que é medicinal e que serve para principalmente estancar sangramentos, diminuir inflamações em algum ferimento infeccionado e regenerar o tecido conjuntivo a longo prazo. Ela possui todas as propriedades para fazer parar o sangue de sair descontroladamente de alguma abertura no corpo, seja interna ou externa, porque ela possui ação Adstringente (constrange os tecidos diminuindo secreção), Anti-inflamatória (melhora os arredores do ferimento e desinflama, diminuindo a dor), Cicatrizante (faz o sangue coagular, limpa e seca ferimentos), Coagulante (faz o sangue coagular), Hemostática (diminui hemorragia, faz o sangue parar de sair). Esses são todos os efeitos da Cavalinha mais conhecida a espécie Equisetum arvense.

cavalinha haste

Hastes de cavalinha gigante da Universidade De São Francisco http://www.sfsu.edu/

Cavalinha gigante – outra linhagem de cavalinha medicinal

Porém, estudando mais sobre o assunto, vi existe outro tipo de cavalinha chamada Cavalinha Gigante, com seu nome científico Equisetum giganteum, que pode ser usada para mais ainda benefícios. Ela é uma espécie comum aqui do Brasil, mais precisamente em partes do Sul e Sudeste do país. Ela age principalmente em fraturas, melhorando a calcificação, fazendo com que o osso seja colado mais rápido, bom para pessoas com problemas nos ossos como osteoporose. Ela tem seu tamanho bem maior que as outras espécies, assim como seu nome diz e tem uma textura que faz com que seja bem fácil de reconhecer. É uma camada de sílica que deixa ela bem áspera.

Esta espécie gigante de cavalinha só pode ser usada as hastes estéreis, as que não têm o gomo localizado na parte superior da planta.

Benefícios da cavalinha gigante medicinal

Todos os benefícios dela são os benefícios da anterior, com também benefícios para curar diarréia no intestino e gonorréia nos órgãos genitais. Aliás, quase todas as espécies são usadas para os mesmo benefícios, sendo que uma tem sua ação mais potente para doenças específicas que a outra. Quando for usar, estudar bem qual espécie está usando para qual doença.

Outro benefício que esta Cavalinha gigante tem no organismo é para curar anemia. Quando for diagnosticado anemia na pessoa, doença que faz com que os olhos, a parte carnuda do olho e as mucosas em geral fique pálida, e a pessoa fique debilitada, é bom usar a cavalinha aliado a uma boa alimentação com acompanhamento médico.

Onde ela vive na natureza

Na natureza esta espécie de Cavalinha gigante cresce descontroladamente principalmente em terrenos pantanosos, lugar onde ela se dá muito bem.

Continue estudando esta espécie gigante de cavalinha

Para mais informações, consulte Cavalinha Gigante

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 7 de dezembro - 2014 às 12:01

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

Tags:

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.