Folha de embaúba – Benefícios e propriedades

A embaúba é uma planta de porte médio-grande que vive em áreas luminosas da florestas de mata atlântica em toda a América, mas principalmente no Brasil. Existe por aqui pelo Brasil cerca de 10 espécies e a Cecropia glaziovii é a mais usada para fins medicinais e a mais conhecida. Suas folhas são grandes, e a árvore também, sendo fácil de reconhecer por causa do aspecto cilíndrico do caule, onde dentro se hospeda formigas do tipo “aztecas”. As folhas são bem grandes e se dão na ponta da parte de cima da árvore. Seus frutos e flores são bem estranhos, vermelhos e em forma de rolos.

Suas folhas são muito estudadas por cientistas brasileiros, onde se obteve o extrato aquoso dessas folhas e foi notada depois de testes que ela tinha sim ações para melhorar um indivíduo de hipertensão.
Mas não é só para hipertensão que ela é usada, é também para obter efeitos diuréticos (produção de urina), tônica (estimulante do sistema imunológico e revigorante), combater hemorragias, adstringentes (fazer parar mais as secreções), emenagoga (regula ciclo menstrual), disenterias, asmas, tosse, vermes, leucorreia, amenorreia, dismenorreia, coqueluche, doenças respiratórias, doenças com relação pulmão-coração, doenças com relação rins-coração, taquicardia, bronquite, anúria, tuberculose, feridas, dispneias.

Para obter seus efeitos, usa-se não só as folhas, mas também os brotos e as raízes, cascas, flores, mas nas folhas é onde está a maior parte de seus benefícios. Já a madeira é usada como matéria-prima de utensílios.

medir a pressão

Medindo a pressão

Como aproveitar seus benefícios e propriedades?

Pega-se um pedaço da folha medindo um palmo, deixa secar à sombra e depois que ela tiver seca, corta-se em pedaços e coloca-se em um litro de água deixando ferver por 10 minutos. Desligar o fogo e deixar tampado até que fique morno. Coar e tomar uma xícara por dia para tratar de hipertensão.

Quando for colher suas folhas, cuidado pois se a árvore foi achada na natureza, ela com certeza vai estar em bordas de florestas tropicais ou vai estar no meio da rua, em jardins, ruas pavimentadas, onde o trânsito e a poluição são muito grande, fazendo com que a planta fique contaminada e pouco tóxica, até eliminando seus benefícios. Lave também a folha antes de fazer o extrato. O chá não precisa ser forte, basta ser fraquinho e assim ele já demonstra efeitos no organismo.

folhas da embauba

Folhas da Embaúba

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 6 de outubro - 2014 às 19:17

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.