Copaíba tem benefícios para a garganta e gastrite

A Copaíba é uma planta muito conhecida no Brasil, mas ocorre em outros países vizinhos ao Brasil também que tem a Amazônia em seu território. Em territórios pouco úmidos e tropicais ela também ocorre fracamente. Existe várias espécies da copaíba, mas apesar de ter muitas, elas são muito parecidas e tem praticamente todos os mesmo benefícios medicinais entre elas. Seus nomes são os mais variados, incluindo Pau-d’óleo, Copaúba, Podoi, Bálsamo, etc (consulte a página especial da Copaíba e veja as espécies e nomes dessa árvore).

Copa da Copaíba

Copa da Copaíba

 

semente de copaiba

Semente de Copaíba

Características da Copaíba da Amazônia

É uma árvore de médio porte, podendo chegar até 40 metros de altura. Ela tem uma copa densa arredondada. As folhas são redondas, com características pinadas, alternas e que medem até 6 cm de comprimento. De longe dá pra reconhecer uma, principalmente na primavera, onde elas dão suas flores e deixam a árvore num verde-amarelo bonito (folhas x flores).

Óleo de Copaíba é o que é usado para curar doenças

A Produção do óleo na árvore é muito interessante. O óleo é acumulado em cavidades no tronco, onde índios desde antigamente, no período pré-descobrimento Do Brasil eles já usavam como repelentes e picadas de insetos. Coloca-se umas caneletas ou canudos maior em algum furo feito nessas partes para drenar o óleo. O óleo é junto num recipiente depois filtrado e usado medicinalmente. A indústria também escoa o óleo quando vai aproveitar a madeira da árvore copaíba. O óleo é amarelo esverdeado, de cor pálida escura. Tem um sabor amargo e característico. Quando se prova ele é amargo. Fazer isso depois de filtrar.

Esse óleo é usado medicinalmente e ele tem eficácia contra várias doenças (conferir todas na página especial sobre a copaíba). Ela age também contra a Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis e Escherichia coli.

Outra ação muita usada do óleo de copaíba da Amazônia é para misturar em loções feitas com mel e limão, muito bom para afecções da garganta e do estomago, protegendo a mucosa de doenças infecciosas. Ele tem uma ação anti-inflamatória e para isso pode ser usado internamente, ingerindo assim junto com o xarope, ou externamente para aplicar diretamente em afecções.

Explanações sobre a Copaíba

Ele está sendo explorado para produzir cosméticos, visto tamanho o seu poder para cura de doenças na pele, ele age bem nestas partes. Muita gente o usam para acne e espinhas, tanto para prevenir quanto para remediar.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 7 de dezembro - 2014 às 12:03

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.