Os benefícios de comer semente de girassol contra câncer e coração

Na flor de girassol, temos a parte interna, uma bola gigante. Quando chegamos mais perto, vemos que ela é dividida em várias partes, são as sementes. Elas tem que estar secas para ser consumidas. É a famosa comida de papagaio, já que esses pássaros gostam muito das sementes de girassol.

O consumo de sementes de girassol pelos humanos diminui o risco de aparecimento de doenças no coração, previne angina no peito, por causa dos antioxidantes, age contra alguns tipos de câncer, catarata – aquela doença dos olhos – e previne problemas na musculatura, lesões que podem aparecer após atividade física intensa.

semente de girassol montagem

Semente de Girassol – Os benefícios à saúde

Ácido linoleico e vitamina E

Semente de girassol é um dos alimentos mais ricos em vitamina E (cura e previne câncer, catarata e diminui chances de doenças cardíacas. É rica em ácido linoléico, um ácido graxo essencial que é importante para a saúde cardíaca.

Órgãos de saúde como a OMS já sugeriram que o baixo nível de vitamina E no organismo estaria ligado à morte provocada por doenças no coração. Pessoas que tem baixo nível de vitamina E no organismo tem chances altas de desenvolver angina. Já o ácido linoléico, quando consumido, o que vai acontecer no organismo é a diminuição do colesterol total que também diminui o colesterol ruim conhecido como LDL. No sistema circulatório / coração, este ácido age prevenindo o aparecimento de coágulos, prevenindo acidentes vasculares.

E como falamos no início, o motivo que o consumo de sementes de girassol faz com que diminua problemas relacionados à atividade física é que quando fazemos muito exercícios físicos com muita intensidade, os radicais livres aumentam no organismo. A vitamina E é que faz com que esses radicais livres não desencadeie uma lesão muscular.

Age como anticâncer e anticatarata

Em estudos, também foi exposto que pessoas que comem alimentos ricos em vitamina C e como a do girassol vitamina E, e também betacaroteno que agem como antioxidantes, tem chances menores de aparecer câncer e catarata.

celula cancerosa em citocinese

Célula cancerosa em citocinese – divisão celular

Valor nutricional das sementes de girassol

Calorias: ~163

Kjoules: ~675

Gordura: 13 g

Ácido linoléico – 8 g

Gordura saturada – 1 g

Fibras: 6 g

Vitamina B1: 0,4 mg

Vitamina E: 11 mg

semente de girassol

Semente de girassol – Foto: Reprodução

A quantidade recomendada de semente de girassol por dia, indicada por pessoas que trabalham com nutrição varia até 60g diárias. O ideal é comer apenas duas colheres de chá por dia da semente, o equivalente a cerca de 30 gramas diárias. Isso fará com que você dobre a quantidade de vitamina E absorvida no organismo. É bom você não passar do ideal para não fazer o efeito contrário. É normal a população leiga achar que quanto mais comer mais os benefícios. Não! O certo é comer a quantidade certa, pois isso já foi testado.

Óleo de girassol

Há dois tipos de óleos de girassol para vender. Os refinados e os não-refinados. Os dois costumam ter as mesmas capacidades nutricionais, tanto o industrializado como o não-industrializado. A vantagem do óleo de girassol não refinado é que ele tem mais sabor.

oleo de semente de girassol

Óleo de semente de girassol – Foto: reprodução

Cuidados na compra

Se for usar as sementes, cuidado para não vir mofadas ou com fungos por causa das micotoxinas que podem te intoxicar. Os óleos não podem ser rançosos, deve ter um sabor agradável. Observar a cor das sementes internas que deve ser cinza e não marrom-amarelada. Guardar em recipientes fechados e sem a presença de luz, pois isso também influencia na preservação dos benefícios. Não ligue se a sementes vierem torradas, ela retém a vitamina E.

Como usar a semente na alimentação

É só torrar a semente em no máximo 2 minutos. Passar no pilão para soltar o sabor. Assim os benefícios não vão ser cortados.

Como usar no dia a dia – Uma salada de girassol benéfica à saúde

Além de adicionar benefícios às saladas, adiciona sabor ao acrescentar sementes de girassol na salada, dando textura ao prato.

  • 6 colheres (chá) de semente de girassol
  • 1 alface inteiro
  • Duas colheres (chá) de parmesão ralado
  1. Colocar a semente de girassol na frigideira em fogo baixo mexendo sempre.
  2. Adicione em outra tigela junto com os outros ingredientes sempre mexendo.
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Ciências Biológicas - UFPB e cia.
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Última atualização: 12 de janeiro - 2016 às 13:30

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