Batata doce – Veja todos os benefícios de comer diariamente

De todos os alimentos que possuem muitos benefícios por causa do nível elevado de certas vitaminas como a E, a batata doce é uma das melhores, também porque tem pouca gordura. E não é só isso, ela também é rica em Ferro, também em Vitamina C que ajuda a absorver o ferro, sendo ótimo para quem tem anemia. Outro benefício é com relação ao coração e a circulação fortalecendo os vasos sanguíneos. A batata yacon também é outra que possui inúmeros benefícios á saúde. Veja abaixo a lista com os benefícios e as vantagens que você obtém em adicionar essa raiz bulbosa ao seu cardápio diário.

batata doce alaranjada

5 benefícios do consumo diário de batata doce

  • Proteção antioxidante – Este tipo de batata-doce, das que tem a polpa alaranjada, assemelha-se a cenoura e algas marinhas por serem ricas em caroteno. Alimentos ricos em carotenos, Vitamina C e E como a batata-doce diminuem as chances de aparecer doenças do coração, doenças ligadas a derrame, pois melhora a circulação. Também evita alguns tipos de câncer e problemas na visão como catarata, aquela doença que se forma algo semelhante a uma escama nos olhos fechando a visão onde é necessário operar. Ela acaba com os radicais que livres que atacam e danificam as células causando câncer.

radicais livres celula

  • Rica em Vitamina C – Essa você não sabia. A vitamina C é uma vitamina que precisamos no nosso dia a dia, pois ela ajuda na absorção do ferro no organismo, e como os brasileiros costumam comer feijão todos os dias, incluir a batata-doce ajuda, mas tem que ser da que tem a parte interna alaranjada que geralmente são as de cascas mais claras. Só não posso dizer que a Vitamina C é bom para combater e evitar gripes e resfriados, pois não ficou provado em testes científicos, apesar de a população brasileira achar que sim.

ácido ascórbico

  • Fonte de Vitamina E com pouca gordura – Aumenta a fertilidade masculina, melhora a saúde da pele e do coração. Veja que todas as batatas-doces, não apenas as alaranjadas são ricas em vitamina E, porém esta última é rica também em caroteno. Quanto mais brilhosa for a cor da parte interna, quanto mais vivo é a cor alaranjada, mais caroteno ela tem.
  • Regula pressão arterial – O potássio é encontrado na batata-doce alaranjada em uma boa quantidade, ajudando a regular os níveis de pressão arterial.
  • Anemia – Boa para vegetariano porque ela também é um bom alimento rico em ferro. A deficiência de ferro está ligada a baixa energia no organismo, fraqueza, depressão e baixa imunidade deixando o organismo suscetível a vários tipos de infecções. As mulheres do ocidente é que são mais suscetíveis à deficiência de ferro e anemia, portanto, mulheres, acrescente a batata-doce, principalmente as amarelas, na dieta.

Já a batata-de-purga é um tipo de batata que não é nutritiva, mas é medicinal servindo como laxante natural.

Dicas de compra e armazenamento de batata doce

Uma simples batata-doce de tamanho de cerca de 8 cm já é suficiente para uma pessoa suprir a quantidade de caroteno e vitamina E que uma pessoa precisa no dia. Já o potássio ela tem quase a metade da quantidade diária que um adulto precisa, mas o restante é suprido na alimentação diária. O recomendado é que uma pessoa inclua na sua alimentação uma batata-doce dia sim e dia não, já está mais do que suficiente. Fisiculturistas que costumam comer batata-doce com regularidade para ajudar na construção dos músculos.

batata doce amarelada roxa

Na hora da escolha, pegue na mão e aperte levemente para ver se ela está firme. Descarte as que estiverem murchas, pois os benefícios são mínimos e você vai comer só os bagaços. Elas devem estar novas recém colhidas por quem vai plantar batata doce.

Na hora de guardar, não colocar dentro do forno ou em locais abafados. De preferência guarde em locais que sejam escuros e de local arejado e ventilado. Na gaveta de baixo da geladeira está ótimo, caso não tenha um lugar assim em casa.

Alaranjada com caroteno – Ao comprar, procurar sempre das que tem a polpa alaranjada, pois além de serem mais doces e com um sabor melhor, as informações de pesquisas e testes que listamos aqui foram feitas a partir desta.

3 formas de como preparar a batata-doce na cozinha

Cozida: Na hora de cozinhar, lave-as e escove para sair a terra sem descascar. Em cerca de 20 a 30 minutos no fogo baixo fervendo com água coberta ela está cozida. Depois só é tirar a casca da superfície e cortar em rodelas para adicionar á comida.

Assada: Pode também assar, ela fica crocante e bem gostosa. Fazer dois cortes na casca e assar por 1 hora em forno a 190 graus.

Frita (como chips): 600 gramas de batata-doce alaranjada e 2 colheres (chá) de óleo. Descascar ela crua e cortar em cubos de 1 cm cada. Em uma frigideira pequena (para ficar uma poça de óleo) coloque os cubos até cobrir com o óleo e frite até ficar com bolhas e macia por dentro.

batata doce frita em cubos

Tabela nutricional básica (em 200g de batata doce assada)

Calorias (Kjoules)230/976
Carotenos (mcg)10.280
Fibras (g)6,6
Ferro (mg)1,8
Potássio (mg)960
Vitamina C (mg)46
Vitamina E (mg)12
Zinco (mg)0,8

 

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 29 de janeiro - 2016 às 14:39

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.