Palmeira da Amazônia com potencial econômico conhecida como Bacaba, considerada a irmã do Açaí. Possui um fruto que é muito usado no preparo de uma bebida conhecida na região como Vinho-de-bacaba, entre outros aproveitamentos. Os frutos são gordurosos e ricos em lipídios, glicídios e de alto teor proteico.


Nome científico
Oenocarpus bacaba mart.

Outros Nomes

Bacaba-assu, Bacaba-verdadeira, Bacabaçu, Bacaba-açu, Bacabão, Bacaba-do-azeite


Família
Arecaceae (Palmae)

Características

  • Palmeira
  • Tronco simples ou estipe (tronco solitário)
  • Hábito: Gregário
  • 7 a 22 metros de altura
  • Tronco como estipe ereto e cilíndrico anelada na superfície. O tronco pode ter 12 a 26 cm de diâmetro
  • Folhas: Compostas, pinadas de 8 a 17 folhas. Cada uma pode ter de 2,5 a 4 metros de comprimento
  • Inflorescência: Infrafoliares, ramificadas, mais de 10 raquilas
  • Fruto: Globoso, elipsoide, roxo escuro, de 1,3 a 1,5 cm de diâmetro

A família Arecaceae é uma família importante para quem estuda as plantas da Amazônia. As espécies possuem vários usos pela população e são de importância cultural para a região. O Gênero Oenocarpus Mart. é típico de região amazônica, é Neotrópico e típico de regiões de clima tropical como Bolívia até a Costa Rica. O gênero Oenocarpus spp. é representado por nove espécies e seis espécies podem ser encontradas na Amazônia do Brasil.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

CicatrizanteEmolienteNutritiva

Partes usadas

Fruto, palmito.


Como usar / Chás e receitas

Como medicinal, da Bacaba é utilizado o fruto, sobretudo pela população amazônica que herdaram esse conhecimento de tribos indígenas. A polpa do fruto é gordurosa e o seu óleo é considerado emoliente. Eles trituram a polpa e cozinham em água que depois é coada ou filtrada para o preparo de uma bebida saudável. Das folhas e sementes faz-se objetos artesanais. O palmito é extraído da porção jovem do estipe. A planta também é usada como ornamental em projetos de paisagismo. Usar o palmito como emplastro cicatrizante. O óleo do fruto de O. bataua serve para males do pulmão (ou do trato respiratório). Raizes adventícias são usadas para o tratamento de vermes.

Na Amazônia é utilizado os frutos para extrair a polpa para fazer o vinho-de-bacaba que é consumido pela população com farinha de mandioca e açúcar. Essa comida é considerada de alto valor calórico e muito nutritiva. O óleo comestível também é extraído da polpa para ser utilizado na culinária e produção de sabão. Esse óleo comestível é comprado ao azeite de oliva na culinária e nutricionalmente. A polpa do fruto é muito proteica, só não como a carne pois a proteína vegetal é diferente, mas muito proteica. É também muito gorduroso o seu suco, chega a ser comparado com o leite materno em teor de gordura. O tronco serve de matéria prima para a construção rural nas localidades onde ocorre a planta.


Pra que serve? (indicações)

Diarreia É a doença que pode ser crônica, aguda, infecciosa e não infecciosa que pode causar um processo inflamatório na mucosa intestinal, também lesão nos enterócitos, a Saiba mais...dor de cabeçaestômagoTuberculosevermes

Cuidados no uso e advertências

Pessoas hipertensas devem tomar cuidado pois a planta é muito calórica.


Localização

Nativa da Amazônia em áreas de baixa altitude em terra firme (700m). Florestas de terra firme e ocasionalmente inundadas.


Cultura e como plantar

Multiplica-se por sementes apenas. Leva de 25 a 35 dias para germinar. Leva 125 dias para formar a plântula após a emergência do botão. Tem alto percentual de germinação e curto período de obtençãod e plantas jovens sendo viável introduzir em sistemas agroflorestais.


Mais sobre esse assunto

Na Amazônia ocorrem também outras espécies do gênero Oenocarpus spp., como O. distichus Mart. e O. bataua Mart.
Sinônimos: Oenocarpus bacaba var. grandis (Burret) Wess Boer, O. bacaba var. xanthocarpa Trail, O. grandis Burret, O. hoppi Burret, O. baccata Cuervo Marquez


Fotos:

palmeira oenocarpus bacaba

Palmeira de Oenocarpus bacaba – Foto por: Mike Gray

frutos de bacaba

Frutos de O. bacaba

Fonte:

MORFOLOGIA E DESENVOLVIMENTO GERMINATIVO DE Oenocarpus bacaba MART. (ARECACEAE) DA AMAZÔNIA OCIDENTAL


Última atualização: 7 de janeiro - 2017 às 16:52


Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "b"

  • Bugreiro (Aroeira branca) - Lithraea brasiliensis
  • Bacaba
  • Buchinha do Norte – Luffa operculata
  • Babaçu
  • Boa noite (vinca)
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter