Babosa é uma planta Tóxica?

A  Babosa é veneno, o Café é veneno, A Coca-Cola é veneno e até a água é veneno, Claro, se consumir demasiadamente, fora das proporções normais que o organismo aguenta.

A Babosa não é uma planta que contém substâncias intoxicantes. Ponto final. A Agência nacional de vigilância Sanitária publicou uma resolução RDC de número 17, de 24 de fevereiro de 2000 http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2000/17_00rdc.htm (se o link estiver fora do ar, clique aqui para ver, eu gravei uma imagem. Abra ela e clique em + para ampliar) onde aprova o regulamento técnico sobre medicamento fitoterápicos (feitos por planta). Em anexo a esta regulamentação, cita treze diferentes tipos de planta que não provocam efeitos colaterais quando utilizadas, entre elas a Babosa.


aloe-vera

Há estudiosos em muito tempo no assunto que dizem que conheceu muita gente que ingeriu Babosa em grande parte de sua vida e nunca apresentaram sintomas. Mas existiam muitas delas que não apresentaram sinais de cura de sua doença, ou seja, não apresentava sinais nem de cura, nem de intoxicação. Não existe ainda registros de pessoas que foram intoxicadas de Babosa após seu consumo, claro, se consumidas em quantidades prudentemente. Ela deve ser usada com bom senso.

Há até pessoas que fazem uso da Babosa todos os dias do ano (consumo de modo a prevenir o câncer e outras doenças) e dizem que não se sentem mal, pelo contrário, se sentem melhor, na época que consumiram e depois de um tempo.

Há a substancia chamada Aloína (usada também contra reumatismo), que provém da Babosa e que não é tóxica, mas pode se tornar se for consumido em quantidades elevadas. A indústria faz uso dela a partir da extração para criação de produtos naturais e farmacêuticos, seja em pó, em barras, como barra de cereais, podendo ser encontradas em farmácias ou vendidas pela internet.

Nosso organismo é inteligente e quando consumimos a Babosa (mesmo em quantidades demasiadas, o que não é prudente se fazer) ele põe para fora através da excreção tudo aquilo que tem de mais, e absorve o que precisa.

Receitas caseiras são em geral mais fracas que as industrializadas. Mais fraca, mas também faz o mesmo efeito. As industrializadas têm um alto teor dos princípios ativos da planta porque é exatamente feita para isso. A Babosa é esquentada afim de se extrair os componentes químicos dela para serem usadas em outras produções como shampoo e outros produtos, ou para serem vendidos tecnicamente e ao publico em geral. Esses extratos é que são mais fortes que as plantas e podem ser tóxicos se usado em demasia.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 13 de novembro - 2013 às 1:32

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

6 Comentários

  1. Haroldo Rego abril 23, 2013
  2. Lucia Amorim junho 9, 2013
    • @portalvegetal junho 9, 2013
  3. Tania junho 14, 2013
  4. keila regina dezembro 18, 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.