O Babaçu é uma planta da família das palmeiras (Arecaceae – Palmae) que ocorre na zona dos cocais do Brasil, uma mata de palmeiras na zona de transição entre a floresta úmida tropical como a da Amazônia e outras de clima semi-árido do Brasil, digamos que seja uma mata que beira a floresta da Amazônia. A hipótese da formação dessa vegetação está no desflorestamento da região perto do Maranhão pois as plantas que tem mais sucesso após o desmatamento são justamente as palmeiras. O outro nome científico do Babaçu Attalea speciosa parece ser sinônimo deste.


Nome científico
Orbignya phalerata

Outros Nomes

Coco-de-macaco


Características

Monocotiledônia


Componentes Químicos

Carboidratos, sais minerais


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Anti-inflamatóriaCicatrizante

Frequentemente sai trabalhos científicos sobre o babaçu visto que o seu conhecimento maior para a cicatrização acelerada de feridas se dá pela crendice popular, empirismo, alguns dizem que são favoráveis outros não. Em um que analisei, obteve-se efeito cicatrizante positivo, principalmente a partir do sétimo dia da aplicação a nível celular e visível a olho nu.

Partes usadas

Mesocarpo da fruta. Como é uma planta que muito ocorre no Maranhão, a Universidade federal do Maranhão estuda bastante. A melhor forma de usar para a cura de feridas é com o extrato aquoso da planta, segundo eles.

Coco maduro do chão são utilizados batendo-se com o bastão de madeira até abrir as cascas e tirar o mesocarpo.


Pra que serve? (indicações)

feridas

Localização

Mata dos Cocais, transição entre vegetação da Amazônia e Vegetação de semi-árido, mais ao leste. Ocorre mais no Maranhão.


Mais sobre esse assunto

A energia consumida no mundo é obtida do petróleo em sua maioria. Derivados deste também são usados como o gás natural, que fica suspenso na reserva de petróleo, e também o carvão mineral, formações do período carbonífero da vegetação da época de mais de 300 milhões de anos. Com o uso, há a liberação de CO2 na atmosfera, como dos escapes de carro queimando gasolina vinda do petróleo. Porém em um futuro próximo, esse óleo vai se acabar e os países procuram outras fontes. Alguns vem garantindo mais reservas de petróleo como ocorre na antártica, que é um continente em contraste com o polo norte Ártico que não é, é só gelo. Esse continente tem petróleo e há um conjunto de ilhas, as Malvinas perto dele, abaixo da América do sul, que depois de brigas judiciais , hoje chama-se ilhas Falkland que são de um país da Europa e servirá em um futuro próximo, para facilitar o acesso à Antartica. Porém países mais inteligentes vem produzindo outras fontes com o babaçu, por exemplo, como produção de biodiesel. Os Estados Unidos estão cada vez mais diminuindo o uso do petróleo e obtendo sua energia do Xisto, que faz menos mal ao meio ambiente.

O Babaçu, junto com a palma, amendoim e mamona, entre outros, pode ser utilizado a partir de suas amêndoas, para fazer o óleo vegetal que pode ser misturado a 5% com o petrodiesel, tornando um óleo menos danoso ao meio ambiente e sem o comprometimento da sua utilidade, que é o de uso em motores diversos, inclusive de caminhões de carga. O Biodiesel é livre de enxofre, não é tóxico, e livre de compostos aromáticos (cadeias fechadas), além de emitir menor quantidade de CO2 e ainda é biodegradável.

O Brasil tem 12 milhões de hectares de Babaçu, a maior parte na Mata dos Cocais que podem ser utilizados pela extração. Mês a mês se extrai 140.000 toneladas de amêndoas destes locais, mas considera-se pouco explorado.


Fotos:

babacu-orbignya

Última atualização: 8 de abril - 2017 às 13:38


Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "b"

  • Babaçu Anti-inflamatório e biocombustível
  • Bugreiro (Aroeira branca) - Lithraea brasiliensis
  • Bacaba
  • Buchinha do Norte – Luffa operculata
  • Babaçu
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter