Nome científico
Avena sativa

Características

As sementes da aveia, ainda no pé são colhidas no fim do verão ou começo de outono. Quando ela passa da cor verde para a bege está boa para colher. O pé de Aveia cresce até 1 metro e se espalha por 20 centímetros e é uma planta ereta, anual, com folhas que podem ser chatas e longas.


Componentes Químicos

Cálcio, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina D, Vitamina E, carboidratos, gorduras, proteína, glúten, saponinas, minerais, flavonoides, alcaloides, esteroides, caroteno, ácido silícico.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AntidepressivaCalmanteHipolipidêmicaNutritiva

Ela age como antidepressivo, é nutritiva, reduz colesterol, e restaura o sistema nervoso. A planta antigamente era usada ainda verde na medicina. O que ela faz no organismo é restaurar o sistema nervoso e reduzir o colesterol.

Partes usadas

As partes que podem ser usadas para fins medicinais da aveia é toda a planta.


Como usar / Chás e receitas

É consumida principalmente como cereal, mas também como erva medicinal.

Banho: Serve para diminuir eczemas e coceiras na pele. É só coar meio litro de uma decocção feita com os talos ou com os grãos de aveia (inteiro) e colocar na banheira. Caso for tomar banho de cuia (risos), coloque dentro do balde. Esfoliante: A receita anterior também serve como esfoliante, mas se você quer preparar uma especialmente para isso, vamos nessa. Serve para pele sem brilho e com espinas e oleosas. É só fazer uma pasta com meia xícara de aveia em farelo e água. Passar no rosto, deixar agir por 15 minutos e enxaguar bem com água corrente. Tintura: Combate tensão, esgotamento, debilidade, depressão, ansiedade e doenças relacionadas. Se for misturada com valeriana, arnica ou verbena fica melhor. Pegue a planta toda da aveia e ainda com ela fresca e verde faça uma tintura. Tomar 1 colher de chá 3 vezes por dia. Infusão: Para aliviar o estresse, tome uma xícara de uma infusão toda vez que estiver com problemas.



Cuidados no uso e advertências

ATENÇÃO: Para você que tem intolerância a glúten ou alergia, não devem usar as decocções e tinturas feitas da aveia. Mas em último caso, elas devem ser decantadas e usada a parte mais clara do líquido.


Culinária

São consumidas mais em mingaus, cereal matinal, para fazer bolos e biscoitos, etc. mas muita gente não sabe o poder dela para a cura de doenças.


Compra e armazenamento

As versões em flocos e farelos da aveia são facilmente encontrados em supermercados, e são vendidos em caixa aqui no Brasil.


Localização

A Aveia é uma planta que é originária da Europa mas é consumida no mundo todo,


Cultura e como plantar

É uma planta que gosta de solo levemente ácido e que seja neutro. Plante em ambiente úmido. Caso plante ela em um local que não seja úmido, ela é difícil pegar, mas quando cresce ela se dá bem. Semeie no outono colha no verão. Ou Semeie na primavera e colha no outono. A aveia selvagem (encontrada em matas, encostas e bosques) é mais eficiente para usos medicinais.


Fotos:

aveia verde

Foto: Amy_b – http://www.flickr.com/photos/akbuthod/400869097/

 

 

Última atualização: 29 de maio - 2014 às 17:33
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "a"

  • Angelim falso (ou pau bicho)
  • Antúrio
  • Agaí
  • Araticum - Annona spinescens
  • Abricó-do-Pará - Mammea americana
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter