Produção de Húmus de minhoca para plantio

Húmus de minhocas são extremamente valorosos para o plantio e podem ser comprados prontos ou produzidos em casa com um sistema caseiro de minhocultura (criação de minhocas). As minhocas quando na terra andam errantes pois não possuem olhos nem ouvidos, somente a boca. Seu comportamento rastejando-se engolindo a terra para aproveitar sua matéria orgânica e defecar o restante da terra, de onde resulta o húmus. Outra característica das minhocas é que são fugidias do sol e de lugares encharcados demais procurando um meio termo, possuem sua respiração na pele e sensores na epiderme para reconhecer a luz.

A partir de resíduos orgânicos como folhas, cascas de frutos, esterco de animais e alimentos na terra, com a atividade das minhocas nesse substrato é produzido o húmus que é usado na agricultura. Porém não é viável misturar restos de comida, pois apesar de ser orgânico, sofre muita fermentação e atrai pragas como ratos e baratas e produz chorume.

As minhocas mais utilizadas para a produção do húmus são a Minhoca-vermelha-da-Califórnia – Lumbricus rubellus e a minhoca Gigante-Africana – Eudrilus eugeniae (ver abaixo). Existem mais de 8 mil espécies de minhocas no mundo, no Brasil 260 espécies aproximadamente. As minhocas engolem a terra com matéria orgânica, esse material sofre ações de enzimas, microorganismos, hormônios no intestino e depois é excretado gerando o húmus. Além disso, o solo fica aerado, melhorando ainda mais para o plantio devido o percurso que cada uma faz. O resultado é um solo rico em nitrogênio, fósforo e outros minerais onde as plantas utilizam para crescer e construir suas proteínas com a absorção de nitrato. O húmus produzido por minhoca fica com um odor de mata com textura parecida com pó de café, porém o húmus comprado costuma ser inodoro, vem com ph 7 neutro, nem ácido nem alcalino, fato que justifica a não-fermentação e não danificação das raízes da planta quando aplicado. O resultado é a bom desenvolvimento da planta e rápida floração e frutificação das mesmas.

A minhocultura vem sendo executada facilmente na produção de húmus para lavouras em fazendas, pois possui um manejo simples. Agricultores costumam por si próprio produzirem o húmus em vez de comprar, vemos um baixo custo e facilidade de manutenção no processo. Implantações de minhocários na lavoura é viável pois são utilizadas espécies que consomem grande quantidade de matéria orgânica e se reproduz com facilidade e rapidez.

minhocario de madeira embrapa

Modelo de minhocário – Embrapa

A Embrapa tem um sistema de preparação de minhocários bastante eficiente e que podem ser considerados como caseiros. Não atraem vetores por ser fechados, não produzem mal cheiro, visto a adição de palhas ricas em carbono e a existência de ventilação. A oxigenação deve ser atentada para facilitar a decomposição. Há diversas alternativas como minhocários construídos com troncos de coqueiro, cestos velhos de máquina de lavar, caixa de feira de plástico (furada na lateral), etc.

minhocario de plastico embrapa

Minhocário de plástico da Embrapa já pronto (consultar o pdf no final)

Eudrilus eugeniae – Filo: Anellida

eudrilus eugeniae

Espécie de minhoca Eudrilus eugeniae conhecida como Gigante-africana

Conhecida no Brasil como Gigante-africana. Nativa da África e se desenvolvem bem em condições tropicais. Usadas no mundo como isca de pesca, tem crescimento rápido nos primeiros 50 dias do seu ciclo de vida. Temperatura ideal acima de 15 ºC, abaixo disso morrem. Os casulos se desenvolvem rápido a 30 ºC. Proteger o minhocários contra a chuva. Degrada rápido a matéria orgânica, sendo considerada uma das melhores para utilizar em minhocários.

Lumbricus rubellus – Filo: Anellida

lumbricus rubellus

Espécie de minhoca Lumbricus rubellus conhecida como Vermelha-da-Califórnia

Conhecida como Vermelha-da-califórnia. Na natureza habitam a superfície do solo se alimentando da serrapilheira e são pigmentadas. São menores que a Gigante-Africana. Elas medem de 1 a 4 polegadas.

Materiais da Embrapa para Vermicompostagem com Minhocultura:

Tipos e Custos de Minhocários para Campo e Cidade

Minhocultura ou Vermicompostagem

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 8 de janeiro - 2017 às 18:30

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.