Perigos do óleo vegetal e gorduras para o organismo

Óleos vegetais são óleos que são extraídos em sua maioria de sementes.

Reutilização e esquentamento do óleo vegetal

Não reutilize óleo já usado antes. Quando você faz isso ele fica ruim, dura menos, ele se evapora mais rápido e fica muito saturado de gordura, prejudicando o coração, correndo riscos de infarto. Sem falar que acaba com todos os nutrientes, não sendo possível obter os benefícios dele, seja óleo de soja, seja azeite extra-virgem. Ele só pode ser usado uma vez, o óleo vegetal, e se quiser obter os benefícios do óleo de azeite, use ele cru.

Principais óleos que podemos destacar

Os principais óleos vegetais são: Óleo de canola, óleo de cartamo, óleo de soja, óleo de azeite, óleo de algodão, óleo de amendoim, óleo de girassol, óleo de coco, óleo de semente de uva, e outros óleos de sementes.

Estudos científicos com óleos vegetais

Um estudo da revista estrangeira Epidemiology destaca um estudo sobre “O consumo de margarina com relação às doenças coronárias” (doenças nas veias, obstrução das veias). Foi descoberto que quando se aumenta o consumo de margarina, as doenças cardíacas aumentaram, e quando corta a margarina e substitui por manteiga, as doenças cardíacas diminuíram.

oleo vegetal com sementes

Óleo vegetal feito com sementes – Foto: Reprodução

 

Óleo vegetal x manteiga

A manteiga é feita por um processo de separação do leite. O óleo vegetal é feito a partir de sementes de vegetais. Portanto, a manteiga é de origem animal e o óleo de origem vegetal.

manteiga embalada

Manteiga embalada

O óleo vegetal e o câncer

Existe pessoas com teorias de que, antigamente o consumo de manteiga era muito e o de óleo vegetal era pouco e o índice de doenças fatais de coração e câncer era pequeno. E hoje em dia o consumo de manteiga diminuiu e o de óleos vegetais aumentou e consequentemente cresceu o número de pessoas que morrem de câncer e doenças do coração.

O corpo do ser humano precisa estar com a taxa de ômega-6 (ácidos gordos) e ômega 3 em equilíbrio para se manter saudável. Mesma quantidade tanto de um como de outro. Como os óleos vegetais são ricos em ômega-6, ou faz com que nossa comida tenho um teor maior, as pessoas ficam com o ômega-6 no corpo mais alto e isto pode ser um problema.

Melhores gorduras a serem usados na alimentação (gorduras do bem):

  • Óleo de coco
  • Banha de porco
  • Manteiga de verdade (não margarina)
  • Azeite extra-virgem (atenção, se esquentar demais ele perde as propriedades)
  • Óleo de Palma

Gorduras que não se podem usar todos os dias, ou que é melhor a pessoa evitar (gorduras do mal):

  • Óleo de linhaça
  • Óleo de macadâmia
  • Óleo de canola
  • Óleo de milho
  • Óleo de semente de uva
  • Óleo de girassol
  • Óleo de amendoim. Entre outros

Este vídeo abaixo, em inglês mostra como o óleo vegetal é feito.

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Ciências Biológicas - UFPB e cia.
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Última atualização: 8 de janeiro - 2014 às 12:57

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