10 formas de viver mais e melhor

Primeiro, antes de mais nada, quando vamos falar de coisas pra a pessoa viver mais, fazer a vida da pessoa ter mais tempo, é imprescindível que você não fume nem beba. Muita gente diz “conheço gente que bebe e fuma e viveu muito tempo”. São pessoas que não entendem o funcionamento do organismo humano e fala isso baseado em teorias vivencias que não são certas. As chances de uma pessoa que fuma desenvolver câncer de pulmão ou sofrer ataque cardíaco são bem maiores de que uma pessoa que não fuma. Sem falar também na aparência da pele que fica pálida e rugosa depois de um tempo, e rosto com olheiras, tudo isso mostra que isso acaba coma saúde. E para doenças se desenvolverem vai depender do organismo de cada um e da quantidade de toxinas postas no organismo.

Viver mais

Como fazer para uma pessoa viver mais?

Praticar exercícios físicos. Se você não consegue correr, faça uma caminhada algumas vezes por semana. Isso ajuda na circulação sanguínea, também eliminando as chances de acumular gorduras na circulação e você terá vida longa com isso. Até a sua respiração agradece pois vai exercitar o seu pulmão/diafragma, ficando melhor de respirar.

Faça um check-up regularmente. As chances de cura de doenças perigosas à saúde é muito alta se diagnosticar a tempo, por isso é bom ficar fazendo sempre um check-up junto ao médico. Quem não tem plano de saúde, é só pesquisar no Google quais os exames que tem que fazer regularmente para verificar a saúde e fazer por conta própria, pagando em clínicas particulares (porque no SUS só se encaminha quando o médico acha que deve e daqui que a pessoa vá conseguir falar com ele demora). Agora tome cuidado porque não é bom se expor a radiação direto. Basta uma vez no ano.

Ter dieta saudável. Habitantes de uma ilha Panamenha tem uma expectativa de vida muito alta (81 anos) em relação a dos Brasileiros (74 anos) e até de americanos (78 anos). Eles raramente sofrem de algum doenças de pressão ou do coração e o segredo deles está em uma dieta saudável e variada. Portanto, procurar um nutricionista ou sites e livros de nutrição pode ser bom para quem quer obter informações para comer bem e ter uma vida longa.

Comer alho. O alho, quando usado na comida deixa um gosto bom, se usado com cuidado, mas o que muita gente não sabe é que ele tem propriedades que fazem muito bem à saúde. Esse tempero antifúngico e antibacteriano ou bactericida, tem seus benefícios potencializados quando a pessoa esmaga ele e pica com a faca para jogar dentro da comida. O que muita gente também não sabe é que ele perde muitas de suas propriedades quando cozinhado demais e o bom é colocar ele já quando está perto de tirar do fogo.

Não ficar sem dormir. Quem acompanhou os noticiários ultimamente viu que uma menina chinesa postou em seu twitter que estava tomando vários energéticos para se manter acordada e chegou a trabalhar mais de 24 horas seguidas, e tava comemorando o fato de ser tão produtiva. Pois é, quando ela dormiu ela não acordou mais. O nosso corpo precisa de descanso e quando a pessoa fica sem dormir, não é só isso que pode acontecer, mas pode também elevar o risco de aparecimento de doenças perigosas.

Comer mais peixe. Segundo médicos do mundo, peixes tem Ômega-3, tanto peixes como outros crustáceos e quando consumidos, podem além de ser bom para o cérebro, evitando doenças degenerativas, também pode proteger o coração da arritmia cardíaca, que leva a insuficiência cardíaca. O bom é a pessoa, mesmo se o pessoa da casa não gosta de peixe, substituir a carne toda do almoço por peixe, pelo menos uma vez na semana para que possa contribuir para uma vida saudável.

Diminuir o sal na comida. O sal, como ele contribui para pressão alta, faz muito mal a saúde quando usado demais. É provado cientificamente que manter a pressão arterial baixa/normal, protege as células cerebrais diminuindo os riscos de aparecer alguma doença de memória aparecer quando a pessoa vai ficando velha.

Estar acompanhado. Estar casado contribui para longevidade. Em pesquisa nos EUA, chegou-se a conclusão que o casamento pode prolongar a vida da pessoa, principalmente se essa pessoa for homem, pois a mulher tende a ser mais tolerante a estar sozinha. Poucos homens solteiros ou divorciados foram propensas a viver até os 70, mas mais mulheres. O casamento deixa a pessoa mais feliz e contribui para a longevidade, pois tristeza só traz depressão melancolia e doenças, e os solteiros são mais propensos a ter depressão e serem pessoas tristes (notem, não estamos dizendo que os solteiros morrem cedo).

Comer mais vegetais. Se você come muito vegetal, legumes, verduras, principalmente os de folhas escuras como espinafre, brócolis e couve, pode se considerar uma pessoa que terá uma vida longa.

Consumir antioxidantes. Tomar chá, principalmente verde, comer chocolate preto (sabemos que ele engorda, mas é bom para a saúde comer de vez em quando), tomar vinho (se você não gosta de vinho porque tem álcool, não se perturbe, você pode tomar o vinho sem álcool, que são aqueles sucos de uva feito com a polpa da fruta que que são bem fortes, vende-se em garrafas e quem muito compra são as igrejas para fazer a santa ceia. Esse são bons).

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 26 de janeiro - 2014 às 20:13

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.