Deficiência de vitaminas (Desnutrição) – Perigos

Existem vários tipos de suplementos alimentares para deficiência de vitaminas que servem para repor as vitaminas que não consumimos no dia-a-dia, e podem ser em tabletes, pó, cápsulas, comprimidos, extrato, etc. Existem deles que são uma mistura dos produtos mais nutritivos e são fortes, geralmente provocam uma digestão mais acentuada com mais sintomas do que se consumíssemos produtos únicos sem misturas. Alguns dos produtos mais nutritivos para adultos que podemos citar é a Chlorella e a Spirulina, que chegam até a ser usados por astronautas para o desenvolvimento de pílulas para se usar como se fosse uma ração humana, podendo servir para pessoas que não se alimentam direito. Esses alimentos ditos super alimentos, são estudados a fim de acabar com a má-nutrição em regiões do planeta onde tem extrema pobreza como na Somália e alguns países da África.

Pessoas com deficiência de vitaminas (desnutrição) tem o organismo fraco, suscetível a doenças simples que poderiam ser acabadas em casa mesmo. A pessoa pega uma infecção e pode ser difícil de curar porque o organismo com debilidade e falta de vitaminas fica com dificuldade de acabar com o agente causador da doença.

Perigos da Deficiência de Vitaminas (desnutrição)

  • Infecções
  • Má cicatrização
  • Aumento da mortalidade de pessoas idosas
  • Diminuir o bem estar no dia-a-dia
  • Deixar a pessoa sem energia, ocasionando depressão
  • Mais tempo gasto no hospital
  • Morte
braço criança desnutrida

Braço de uma Criança desnutrida
Image: Reprodução Unicef

Durante os primeiros anos de vida da criança, dos 6 aos 36 meses, as crianças estão em maior risco de desnutrição. Esta fase na vida da criança é chave para fazer com que ela seja saudável ou não no decorrer da vida, e la na Somália, para acabar com isso, foi introduzido em 2009 um suplemento alimentar de emergência para prevenir a deficiência de vitaminas infantil, de acordo com a Unicef. É um suplemento alimentar chamado Plumpy’doz produzido por uma empresa francesa que foi distribuído nessa época para crianças nesta fase de nutrição. Ele serve para incluir gorduras, proteínas, minerais, vitaminas essenciais, e energia às crianças, diminuindo a desnutrição.

Nós pais devemos ficar muito atentos à alimentação dos nossos filhos, principalmente nos primeiros anos de vida para que eles cresçam uma pessoa saudável que não terão problemas no futuro. Mas pessoas adultas também devem se alimentar direito, e caso não se alimente direito, só coma besteira, Junk Food, Fast Food no dia-a-dia deve procurar um nutricionista para receber orientação do que deve fazer para compensar as vitaminas e evitar de colocar a saúde em risco e garantir vida longa.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 2 de janeiro - 2014 às 15:46

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.