O Verdadeiro cuscuz nordestino do interior

Cuscuz nordestino é a farinha do milho que é vendida como fubá aqui no Nordeste, mas eu sei que pode existir em todo o Brasil, aqui no Nordeste já é tradição, principalmente quem mora no interior, comer cuscuz todos os dias.

A pessoa pega um punhado da farinha de milho (Fubá feito especialmente para isto), coloca na forma e se quiser temperar tempera, com sal, sazón (uma marca de um mix de temperos em sachê que vende aqui) e mistura tudo e encharca com água (não muita água, para não ficar papa). Vai colocando um pouco de água na tigela onde está a farinha temperada e mexendo, e quando estiver tudo molhado, deixar por 5 minutos até que ela inche.

Cuscuz com ovo e manteiga

O Cuscuz com ovo, famoso no Nordeste e também o cuscuz puro com manteiga – Foto: Nação Nordestina FB

Depois de inchada a massa é mexida para se soltar mais e posta na cuscuzeira, uma panela feita especialmente para isto em forma de cone, onde na parte de baixo fica a água e na parte de cima o cuscuz, logo ele é cozido no vapor por pelo menos 15 minutos (não muito pra não ficar seco demais e sem muita água embaixo, para a parte de baixo do cuscuz não ficar mole e encharcada). Pode fazer no microondas também, mas não fica a mesma coisa, pois o vapor deixa ele melhor.

Depois de pronto é servido com café, o cuscuz nordestino. A pessoa pega um pedaço, coloca no prato, coloca um pouco de margarina e mexe, vai mexendo. Frita um ovo e joga em cima e mexe. Aqui, principalmente no interior a pessoa além do ovo, coloca também banana em rodelas, fica uma delícia. Depois mexe tudo e come com café, pode ser café com leite. Esse é o cuscuz nordestino, bem forte, gostoso e sacia a sua fome. Coma quando vier pra cá.

O Cuscuz, antes de ser feito, também pode ser misturado com Quinoa, uma farinha que faz muito bem a saúde, destacando-se os benefícios à memória e prevenção de doenças relacionadas a isso.

O mesmo cuscuz puro, sem Quinoa, sem o tempero, pode ser usado também com leite. É só colocar o cuscuz no prato, (basta um pouco, pois ele incha no leite) fazer um leite em pó morno bem forte, e colocar em cima o leite e comer ele doce com um pouco de açúcar já previamente no leite. (Eu gosto de comer ele somente doce mas com uma pitada de sal, fica mais gostoso).

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 19 de abril - 2014 às 2:03

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.