Como plantar cenouras

Antes de plantar cenoura, é melhor você fazer essa leitura para se informar. Existe dois tipos de cenouras: A precoce e a semi-precoce. Quando se fala em precoce e semi-precoce já da pra entender que uma são as que são mais rápidas para serem colhidas e a outra não. As precoces são as cenouras que vão ser semeadas na primavera e as semi-precoces são as que devem ser semeadas por volta de maio/junho e sua colheita vai demorar mais.

Na hora de plantar você tem ótimas variedades de cenouras a escolher, desde as pequenas que não crescem muito, as cilíndricas, as Nantes que são grossas e compridas, também as variedades cônicas, até as Autumn king que são as mais compridas de todas as variedades.

Além de cor-de-laranja, existe variedades de cenoura que são amarelas e até roxas, cabe a você escolher a variedade preferida quando for comprar as sementes.

Cronograma

Se for semear em local coberto, comece em Março, e se for semear em local aberto, comece em abril/maio. Quando for em junho/julho já dá pra começar a colher. Acolheita vai até dezembro.

cenouras

Tipos de cenoura

As que são precoces

Adelaide

Sytan

Parmex

Amsterdam Forcing

Flyway

Nairobi

Nantes

As que não são precoces

Autumn King

Sugarsnax

Chantenay

Red Core

Bangor

Cultivar

As cenouras preferem solo leve e bem fértil (faça compostagem e coloque no solo onde vai plantar a cenoura) solo este que tenha PH de 6,5 a 7,5 (veja aqui o guia de PH no solo). Além disso, plante em local aberto, de preferência. Ao colocar composto, estrume e/ou fertilizante no solo, passe o ciscador para eliminar todas as pedras. Deixe também a terra fofa. Opte por canteiros elevados.

Na hora de semear

Semear em março e faça culturas escalonadas até o fim do verão.

A profundidade da semente deve ser de 1 a 2 centímetros.

A distância entre as sementes deve ser de 3 centímetros com desbaste (Arrancar plantas em excesso) de 10 centímetros..

O espaço entre as filas deve ser de 30 centímetros.

Dicas para o plantio

Ao plantar, vá acompanhando o crescimento das plantas para se certificar que elas não estão sendo sufocadas por ervas daninhas. Se tiver cheia delas, não tire com ferramentas, tire com a mão.

Também elimine as plantas doentes e fracas para não atrair pragas (desbaste).

A colheita da cenoura

Após sete semanas da semeadura, as plantas já começam a ficar prontas para a colheita.

Já as plantas que são não-precoces, pode demorar mais um pouco, cerca de 10 semanas. Caso o solo esteja duro e seco antes de colher, utilizando uma forquilha, solte mais um pouco a terra, para facilitar a colheita.

Pragas e doenças

Afídeos e mosca-da-cenoura.

Míldio-das-crucíferas, oídio e rizoctónia-violácea.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 10 de junho - 2014 às 3:48

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.