Chá de Milona é Anti-alérgico e Broncodilatador

É uma planta que cresce em terrenos argilosos e teve origem na Amazônia mas é distribuída pelo Brasil conhecido popularmente como Orelha de onça, Milona, Jarrinha, etc. Aqui tem toda a descrição da Milona – Cissampelos sympodialis. Possui alcaloides isoquinolínicos que agem no beneficio da respiração. É broncodilatadora, anti-alérgica com forte ação no sistema respiratório e imunológico. Há pesquisas para a produção de fármacos com estudos de mais de 10 anos. As partes usadas são as folhas e as raízes e a toxidade da planta é desprezível.

O pessoal usa a raiz, mas a professora disse que as folhas também são ótimas para o uso. É só deixar secar à sombra após a colheita e picar. Adicionar 2 colheres de sopa em meio litro de água e deixar ferver. Depois de ferver, tampa e deixa um tempinho abafado, coar e colocar na xícara. Tomar uma xícara pequena 2 a 3 vezes por dia e não exceder para produzir o efeito. Como 2 colheres da erva seca se usa em meio litro de água, um punhado da planta dá pra usar por muito tempo.

Pode ser facilmente reconhecida pelo seu habito trepadeira e suas folhas triangulares deltoides arredondadas. Há outros benefícios que o chá de Milona proporciona como para ser usadas para alergia, inflamação (sobretudo no trato respiratório) e reumatismo. Existe uma espécie do mesmo gênero onde os índios usam para produzir o “curare”, que é uma substância para ser aplicada nas pontas de flechas para torná-las venenosas onde nos dá um indicativo que a planta é “irmã” de uma espécie que produz fortes compostos secundários.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 18 de março - 2017 às 0:27

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.