Benefícios da farinha de semente de Chia

A semente de Chia é uma das grandes sensações culinárias contemporâneas, resgatada da cultura asteca, onde a Chia (planta medicinal) era cultivada para a composição de chás (com folhas) e também para o consumo das sementes (rica em ômega 3) que ajuda no emagrecimento e também no fortalecimento, devido a boas características quando o assunto é saciar a fome.

Composição da Chia

A chia é composta principalmente de ômega 3, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, proteínas, fibras e antioxidantes. Tendo bom equilíbrio entre estes nutrientes (sendo considerado rico em ômega 3, ficando entre os primeiros quando comparado tanto a produtos vegetais quanto a animais).

Benefícios da Chia

sementes de chia salvia hispanica

Chia

Um dos benefícios que é proporcionado pelo consumo de chia é o emagrecimento, onde quando consumida logo passa a sensação de “estômago cheio”, causada pelo fato da chia juntar-se com a água presente no corpo e formar uma pasta (algo próximo de um gel), que logo vai saciar qualquer fome e consequentemente ajudar no emagrecimento.
Outra função importante é a diminuição na taxa de colesterol do sangue, onde a chia consegue desmanchar coágulos e assim também prevenir contra problemas como ataques cardíacos. Sendo também um antioxidante, ajuda muito na prevenção de problemas no cérebro, como derrames, pois auxilia na renovação das células e também na manutenção de componentes necessários para o bom funcionamento de órgãos importantes.
Para as mulheres, que visam sempre a manutenção de um corpo saudável e sarado, a farinha da semente de chia também tem um ponto muito positivo, pois ajuda na eliminação da famosa celulite, pois com a grande quantidade de ômega 3 presente na sua composição, atua na desinflamação, pois a celulite nada mais é do que uma inflamação em determinada parte do corpo.
E por toda aquela composição extremamente bem equilibrada que já foi mostrada, a farinha de semente de chia vai ajudar (e muito) na imunidade do corpo humano, fortalecendo assim as defesas e tornando a pessoa mais resistente a possíveis doenças, como as infecciosas.

Consumo da farinha de chia

A farinha de chia pode ser consumida como um suplemente a outros alimentos, como em sopas por exemplo, onda dá um charme todo especial ao prato. Outras opções também são as misturas com frutas, sucos e temperos para saladas.
Como tem características de formar um gel no estômago humano, consumindo água para isso, deve-se tomar cuidado no consumo em acesso, além de ter quantidade razoável de carboidratos, ou seja, pode virar o efeito e não ajudar em nada no emagrecimento.

Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 7:23

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.