Resistência das bactérias a antibióticos – Cuidado!

Antibiótico é uma droga vendida em farmácias (como a penicilina ou ciprofloxacina) – que hoje em dia só pode ser comprada com prescrição médica – que matam e ao mesmo tempo inibem o crescimento das bactérias. Porém, estes medicamentos não podem ser usados indiscriminadamente, porque tem certos tipos de antibióticos que servem para certos tipos de bactérias e só com avaliação e prescrição médica para o tratamento ter sucesso.

Uma das piores ameaças à saúde humana hoje em dia é a resistência bacteriana aos antibióticos. São muitas as causas e nós vamos discutir aqui o que mais contribui para que isso aconteça. As bactérias ficam resistentes mais por causa do mau uso dos antibióticos nos seres humanos e em animais (em criadouros também é administrados em animais), pois eles também podem nos contaminar quando comemos.

Lavar sempre as mãos é o que mais podemos fazer para evitar, visto que hoje em dia com celulares, notebook, computadores, onde sempre estamos colocando as mãos sujas, depois levando à boca ou aos olhos espontaneamente, pode ser também um fator de contágio.

Mas no que mais devemos ter cuidado é com o uso indiscriminado de antibióticos para termos uma boa saúde. Não é só no Brasil que acontece isso, mas no mundo todo, porém, hoje em dia está cada vez mais difícil de comprar antibióticos aqui sem prescrição médica porque, como antigamente as pessoas usavam indiscriminadamente, e quanto mais usavam, mais as bactérias ficavam resistentes.

De uma forma simples, para entendermos temos de um lado o antibiótico, e de outro nos organismo vivos, as bactérias que nos fazem mal. Quando o médico analisa nossa situação e vê que é viável o uso do antibiótico, ele escolhe um tipo, de acordo com a nossa doença, e manda-nos pra tomar. Quando começamos a tomar, vamos ficando bom porque o antibiótico vai matando as bactérias mais fracas na cultura (no amontoado de bactéria), e com isso nós já não temos mais sintomas. Assim, o paciente acha que está curado, mas o medicamento ainda deve ser tomado para continuar matando aquelas que sobraram, mais resistentes. Se ele para de tomar quando não devia, essas mais resistentes que sobraram vão se proliferar novamente só que agora, como elas se multiplicaram a partir de bactérias resistentes aos antibióticos, elas todas se multiplicam pior, passando para toda a população assim de uma forma bem resistente, e o remédio que antes era eficaz fica cada vez mais ineficaz. Por isso não devemos usar os antibióticos de maneira errada, sem conhecimento dos médicos ou parar de tomar antes do tempo. Aí vai a indústria farmacêutica ter que criar outro medicamento eficaz e as bactérias continuam por aí fazendo mal ou até matando.

Algumas bactérias conhecidas:

Escherichia Coli: (Uma das bactérias mais antigas e uma das mais comuns, que habita no intestino humano ou de outros animais).

escherichia-coli

Salmonella: (Bactéria que acomete muito o ser humano, conhecida há mais de um século, algumas variedades causam até febre tifóide, gastroenterite e outras infecções).salmonella

As formas mais comuns de contração de bactérias causadoras de infecções são as de contato direto com as bactérias, quando não temos muito o hábito de higiene. Segue algumas recomendações para evitar o contato e infecção:

  • Cuidado ao cortar ou comer carne mal passada contaminada com as bactérias (por isso temos que cozinhar bem carnes, ovos e frangos antes de comer).
  • Cuidado ao entrarmos em contato com fezes de animais (tem que sempre lavar as mãos).
  • Usar uma “tábua de carne” de plástico para cortar a carne, por que se for usar de madeira, junta muita bactéria mesmo se lavar.
  • Não beber leite cru (ferver antes de beber).
  • Guardar a escova de dente no banheiro, dentro de algo fechado, para quando dar a descarga e poluir o ambiente com bactérias que se alojam nas cerdas da escova de dente, não contamine a escova.
  • Não beber água contaminada. Beber sempre filtrada, mineral ou de filtro, ou de fontes confiáveis.
  • Sempre limpar com álcool (se puder) celulares, mouse e teclado do computador ou lavar as mãos depois de usá-los.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 6:59

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.