Bactéria na tábua de carne – PERIGO!

Contaminação cruzada de bactéria para os seres humanos é quando na hora de preparar a comida, ela ser infectada com bactérias, seja das mãos para o alimento ou seja da tábua de corte para o alimento. A contaminação pode levar a doenças sérias causadas por bactérias, sobretudo no intestino, que provocam colite hemorrágica, dor de barriga severa, diarreia, náuseas e vômitos, febre, podendo complicar para doenças no trato urinário. As que mais afetam são a Escherichia coli e a Salmonella.

Eventualmente a dona de casa corta carne na tábua feita para isto, e mesmo lavando, não dá pra matar todas as bactérias e quando vai cortar legumes em cima dela, acaba por contaminar a refeição, provocando as doenças.

As tábuas de carnes feitas de madeira são mais porosas, tendem a reter mais os resquícios de alimentos que ficam após o corte, pois quando se passa a faca, abre-se uma fenda e entra pedaços de carne dentro. Após lavada, os pedaços ainda ficam ali, e tempo depois vira uma cultura de bactéria, pior se for posta em temperatura ambiente. O ideal é usar uma de plástico ou de vidro para evitar que isso aconteça. Também, antes de cortar, passar água quente para matar todas as bactérias existentes (não água sanitária, pois aquilo é comida e não pode ser misturada). Lavar com água quente, passar sabão depois e assim pode passar água corrente fresca e limpa depois deixar secar, sem limpar com pano de prato para não disseminar mais bactérias ainda.

Porém também tem o problema de usar a de vidro, pois com o impacto de levar e trazer eventualmente, pode acontecer de quebrar, mesmo que não seja visto a olho nu, e cair dentro da comida pedaços invisíveis de vidro no que também pode ser perigoso. O melhor a se fazer é usar tábuas de plástico (mesmo assim, quando usar as de plástico, você vai notar que às vezes fica pedaços do plástico cortado na comida, mas é o mais seguro de todos).

Outra dica para evitar a contaminação é você comprar duas de plástico, uma você usa para cortar carnes e qualquer alimento fresco como queijo, frango, etc. No outro você usa o que não precisa cozinhar, ingredientes de saladas e frutas, evitando assim a contaminação.

Tábua de carne

Usar Tábua de carne de plástico é melhor do que de madeira ou de vidro para a sua segurança!

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 5 de maio - 2014 às 4:45

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.