Assa-peixe – A planta que cura úlcera, gastrite, gripe e até tuberculose

Assa-peixe, também conhecida como Estanca-sangue, Mata-pasto, Cambará-guaçu e Chamarita é uma planta de nome científico Vernonia polyanthes que é nativa do Brasil, da família Asteraceae com flores em capítulos da mesma família do girassol. O que se come na planta são os brotos (folhas novas). É um arbusto grande, ereto com coloração acinzentada que pode chegar até 3 metros de altura descrita pela ciência no estado da Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina pela Mata atlântica desses locais (beirando o litoral). As folhas da planta adulta medem de 10 a 24 cm de comprimento e a Assa-peixe floresce no inverno, e pode ser multiplicada por sementes. Não confundir com Vernonia ferruginea e Vernonia tweediana. Essa planta Vernonia polyanthes que estamos tratando aqui é sinônima de Eupatorium polyanthes, ou seja, os dois nomes se refere a mesma espécie.

Planta assa peixe

Planta assa peixe – Via: FioCruz

O nome do gênero dessas plantas Vernonia é de origem do botânico inglês William Vernon e o epíteto específico polyanthes significa “poli” muitos e “anto” flor, ou seja, muitas flores. Existem mais 300 espécies só na América do sul deste gênero Vernonia, ou seja, várias espécies parecidas uma com a outra que pode passar desapercebido no reconhecimento.

Propriedades medicinais

Contém terpenoides, fitoesteróis, lactonas sesquiterpênicas, cumarinas, alcaloides e flavonoides. O que são usados na planta para fazer infusão ou decocção são as folhas ou as raízes respectivamente e podem ser usadas tanto para aplicação local para tratar de reumatismo, o chá ou as folhas frescas amassadas, ou para para beber.

As propriedades medicinais na Assa-Peixe são Hipotensiva, Diurética, Leishmanicida, Antimicrobiana, Anti-inflamatória, Anti-úlcera. As partes aéreas mostraram atividade anti-ulcerogênica e protege o estômago liberando muco evitando doenças. O lupeol é anti-ulcera, um terpenoide encontrado na planta. Diminui a pressão arterial, também mostrou atividade antimicrobiana contra diversos microrganismos como Bacillus cereus, Escherichia coli, e até Salmonella, também o Mycobacterium tuberculosis. Porém, apesar de ter cumarinas que age como expectorante, como ocorre no Guaco com seu cheiro peculiar de Cumarina quando faz o chá, e haver relatos na medicina popular que a mesma é usada com resultados positivos contra males do sistema respiratório, não há testes científicos que indiquem essa propriedade, mas é indicado para usar em pacientes com estados gripais severos ou com bronquite.

Como fazer o chá de Assa-peixe

Para fazer o chá basta picar as folhas frescas e colocar 3 colheres de sopa em 1 litro de água fervente, deixar por 10 minutos, coar e beber antes de anoitecer. Essa também é eficaz contra cálculos renais. Para usar como diurético, fazer infusão com as raízes, amassar em pilão as folhas frescas picadas e aplicar sobre a pele.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 27 de novembro - 2017 às 1:33

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.