Aspirina misturada com ervas medicinais é perigoso

A Aspirina, conhecido medicamento que serve para afinar o sangue, quando usado de maneira errada associado a algumas ervas, pode ter um efeito inesperado. Muitas pessoas hoje em dia usam suplementos e fitoterápicos e nem se dão conta que eles podem entrar em reação com alguns medicamentos, e hoje vamos ver casos referentes a Aspirina. Não há problema em misturar medicamentos com certos tipos de ervas, isso quando você faz da maneira certa e com acompanhamento médico. Nos EUA o uso de suplementos alimentares e remédios fitoterápicos vem aumentando drasticamente nos últimos anos, e acontece vários episódios envolvendo isso, mas não tanto como no Brasil que a saúde está em condições precárias e fica muito difícil obter acompanhamento médico.

Ervas Medicinais Aspirina

Ervas Medicinais e Aspirina faz mal

Não é só a Aspirina que é perigosa para misturar com algumas ervas, mas também alguma drogas analgésicas, anti-inflamatórios etc.

Esta lista são os que mais pode reagir com a Aspirina:

  • Ginkgo biloba
  • Salgueiro
  • Açafrão
  • Ginseng
  • Gengibre
  • Alho em muitas quantidades
  • Mirtilos
  • Agripalma
  • Boldo
  • Pimenta Caiena.
  • Alcaçuz

A associação da Aspirina ou Varfarina com essas ervas pode aumentar a hemorragia.

Aspirina com ervas – Perigos

Na literatura científica médica existe diversos casos de pessoas que sofreram complicações ao se associar o Ginkgo Biloba à Aspirina. Houve sangramento na iris do olho quando um homem de 70 anos iniciou um tratamento com Ginkgo biloba  por conta própria mesmo estando tomando Aspirina desde que fez uma cirurgia. Depois passou a tomar extrato de Gingko Biloba duas vezes por dia e houve sangramento nos olhos que só parou depois que ele suspendeu o uso do Ginkgo biloba, mas continuou a usar Aspirina. O Ginkgo biloba tem um efeito antiplaquetário bem notável e também causou hemorragia no cérebro em uma mulher que tomava Varfarina, um medicamento de ação semelhante a Aspirina, desde que ela tinha feito uma cirurgia no coração. Ela tinha começado a usar o Ginkgo biloba e depois de 2 meses estes sintomas do sistema nervoso apareceram.

O Ginseng também interagiu com a varfarina, dessa vez num homem de 47 anos que tomava varfarina que tomava ela para prevenir eventos tromboembólicos que teve uma baixa na taxa Razão Normalizada Internacional (INR), que só se regularizou depois que deixou de tomar.

A matricária é uma erva que ajuda a prevenir dor e é tomada diariamente, mas ela também pode interagir com remédios que afinam o sangue, pois ela também faz isso. Então, quando associada com varfarina ou aspirina, pode acontecer hemorragia grave.

Alcaçuz é uma erva poderosa, e serve para muitos benefícios como tratamento de úlcera, trato respiratório, etc. Mas ela também entra em reação quando usado com Aspirina e outros remédios que afinam o sangue.

Diante de tudo isso, o melhor a se fazer antes de usar algum fitoterápico é pedir orientação médica para saber o que se fazer e não colocar nossas vidas em perigo e ficar longe dessas ervas quando se esta tomando Aspirina.

Referências:

Herbal medication: potential for adverse interactions with analgesic drugs. (PUBMED.GOV)
Herbal Remedies: Adverse Effects and Drug Interactions (AAFP.org)
Herb-Drug Interactions (health Day)
Aspirin (TrueStar health)

public

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 2 de janeiro - 2014 às 15:49

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.