Alimentação saudável previne doenças

Uma boa alimentação pode mudar totalmente a qualidade de vida das pessoas, onde quando é bem balanceada e controlada em alguns fatores, previne doenças e mantém o corpo bem nutrido. Em casos de má alimentação, doenças como o câncer podem se desenvolver mais rapidamente, tendo grandes agravamentos quando uma má alimentação é sustentada.

O que é uma boa e saudável alimentação?

Duas palavras muito interessantes que podem ser associadas na alimentação são bom e saudável, onde para ter-se uma alimentação saudável, pode-se ter consequêntemente uma alimentação boa, gostosa e que satisfaça totalmente as pessoas acostumadas com os cardápios mais convencionais. Os extremos de alimentações totalmente orgânicas e de alimentos não tão agradáveis ao paladar, vem caindo por terra, pois provou-se que é necessário um equilíbrio, um balanceamento alimentar, onde a pessoa pode sim consumir carnes vermelhas, pode sim consumir frituras, porém não pode é tornar isso uma rotina diária, fazendo assim um equilíbrio com outros alimentos.
No dia a dia, pratos como feijão e o arroz não podem faltar e nem mesmo oferecem nenhum problema para a saúde, podendo ter uma manutenção desta base. Como complemento, recomenda-se carnes grelhadas (variação de gado, frango e peixes, dentre outras possibilidades. Ainda no prato, devem constar saladas, das mais variadas cores, pois cada uma vai apresentar um tipo de vitamina, então não tenha medo de combinar cenoura, beterraba, alface, repolho e tantas outras.
Como bebida, refrigerantes não são recomendados (ocasionalmente podem ser consumidos), no lugar desta bebida, pode-se colocar sucos naturais, também alguns sucos concentrados ou até mesmo a água, fonte de extrema nutrição no corpo humano.
Numa alimentação saudável, deve-se balancear: Carboidratos, fibras, proteínas, ferro, cálcio, gorduras, sal e água. Estes itens são os principais que devem ser levados em conta na hora de montar uma dieta balanceada.
Seguindo uma boa alimentação, os riscos de doenças infecciosas são muito menores, pois a imunidade do corpo vai se fortalecer. No caso do desenvolvimento de câncer, uma má alimentação cria um ambiente favorável para as células cancerígenas, que vão se desenvolvendo muito rapidamente. Até mesmo por isso, o câncer tornou-se mais comum na vida contemporânea, onde a alimentação humana passou por um processo de industrialização e está cada vez mais concentrada em locais como “fast foods”.
Para um diagnóstico correto do que seria a dieta ideal para cada pessoa individualmente, uma consulta ao nutricionista é recomendada, onde um parecer será dado após exames e uma dieta adequada estará logo disponível.

Última atualização: 1 de agosto - 2014 às 7:22

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.