Óleo de melaleuca (ou árvore do chá)

Extraído de uma planta de nome Melaleuca, com nome científico Melaleuca quinquenervia ou M. leucadendron, o óleo é produzido através da destilação das folhas da planta. Tem uma textura fina, um aroma de tom médio, não muito forte.

Aqui no Brasil, Melaleuca também é conhecido como a Árvore do chá, mas seu nome é derivado da palavra grega melas que quer dizer “negro” e leukos que quer dizer “branco/claro”, devido às folhas escuras da planta e suas cascas brancas. O nome Árvore do Chá vem de um capitão chamado James Cook que ao desembarcar na Austrália, encontrou a árvore, colheu suas folhas e fez um chá que achou picante e gostoso, e resolveu chamar naquela região desse nome e pegou até hoje. Em inglês chama-se “Tea Tree”.

melaleuca árvore do chá

Árvore do chá ou melaleuca – Foto: anpsa.org.au

O óleo de melaleuca é usado principalmente em aromaterapia por causa dos seus benefícios antissépticos e estimulante dos sentidos, e como remédio caseiro para úlceras, infecções, cortes, arranhões, furúnculos, bronquite, espinhas, queimaduras (podendo usar como um protetor solar natural), resfriados, tosse, gripe, caspas, repelente contra insetos, tratamento de picadas de insetos, reduzir cicatriz, reduzir inchaço, melhorar o sistema imunológico, antifúngicos e antimicrobiano etc.

O tom do óleo pode ser de amarelo bem claro até amarelo-esverdeado, e o seu cheiro bem fresco e doce, mas o teor depende da qualidade do óleo. O óleo, por causa de suas propriedades antissépticas e aromáticas, também é usado na indústria de pasta de dentes.

Para você notar, muita gente planta a árvore de melaleuca porque ela desinfeta o ambiente. As folhas caem no chão e ajudam a purificar a terra em volta, desinfetando ,deixando-as limpa e perfumada.

É muito usado como óleo de massagem que pode ser acrescentado na banheira, diluído na água. Ele é bem leve e não dá trabalho de se misturar, bom para quem ta com a pele irritada e quer fazer um tratamento externo.

óleo de melaleuca

Óleo de Melaleuca (comprar)

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 19 de abril - 2014 às 2:08

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.