São várias teorias do que se diz sobre a origem do nome da Planta Amor perfeito (nome científico – Viola tricolor). Alguns autores dizem que é por causa das pétalas de suas flores que tem formato de coração, outros dizem que é por causa dos benefícios ao coração que ela causa. Há também teorias que dizem que esse nome origina-se da época da idade média onde a planta era usada em porções do amor.


Nome científico
Viola tricolor

Características

A flor da planta amor perfeito aparece no verão e suas pétalas podem ser da cor branca, amarela ou roxa. As folhas da parte de baixo da planta são grandes e ovais e as de cima são menores e pontiagudas. A planta cresce cerca de 12 centímetros somente, mas se espalha por 40 centímetros.


Componentes Químicos

Ela contém mucilagem, óleo volátil, flavonoides (como a rutina) e a saponina (que é o que causa a náusea quando usa-se a planta demais).


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Anti-inflamatóriaAntirreumáticaDepurativaDiuréticaExpectoranteLaxante

Ela é considerada uma herbácea que melhora a circulação sanguínea, por isso faz bem ao coração. Ela age no organismo como expectorante, podendo ser usada quando se está com gripe e catarro no pulmão. Também age em ferimentos ajudando-os a curar inflamações, tanto internos como externos. Também é conhecida sua ação de purificar o sangue (depurativo). Pode ser usada por pessoas de idade (com acompanhamento médico) para casos de reumatismo e artrite. Ela estimula o sistema urinário fazendo o paciente urinar com mais frequência. Ela é laxante/purgativa.

Partes usadas

As partes usadas da planta na medicina alternativa são só as partes aéreas (acima da raiz).


Como usar / Chás e receitas

Chá de amor perfeito

Fazer um chá com as partes aéreas da planta (como fazer chá) para tomar três vezes por dia para tratar de problemas no sistema circulatório, intoxicações, sistema de defesa do organismo fraco, reumatismo, micoses, alergias e infecções urinárias.

Tintura com a planta amor perfeito

Misturar 2 colheres da tintura para usar contra caspas, queda de cabelo e problemas de pele (como fazer tintura)

Outros produtos com a planta amor perfeito

Pode-se fazer um xarope para tratar de doenças respiratórias como bronquite e até asma. É só misturar mel de abelha com um pouco da infusão/chá feita com a planta, ferver por 10 minutos. Tomar 1 colher de chá.

Pode-se fazer um creme (como fazer pomada) para usar regularmente para tratar de micoses. Caso não consiga fazer, compre na farmácia mais próxima.



Culinária

As folhas também podem ser usadas em decoração de prato e em saladas.


Localização

Era muito usada na idade média, mas ela se origina da Europa e norte da África e Ásia.


Cultura e como plantar

Quando se planta amor perfeito, certificar-se de colocá-la em terreno úmido bem drenado e com sol direto. Não encharcar para que ela não venha a morrer embebedada ou apodreça. Mas ela gosta de ser regada regularmente principalmente se for plantada em terra que não retenha umidade ou em locais secos/quentes demais.

ara garantir que a planta vingue, plantar ela em uma sementeira de preferência no verão para só depois de ela crescer, transplantar para um local aberto.


Fotos:

planta amor perfeito

Amor perfeito
Foto: Flickr – beautifulcataya

Última atualização: 31 de maio - 2014 às 21:02
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "a"

  • Angelim falso (ou pau bicho)
  • Antúrio
  • Agaí
  • Araticum - Annona spinescens
  • Abricó-do-Pará - Mammea americana
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter