Os números do Ecoturismo no Brasil

O mercado de turismo no Brasil corresponde a :

10% do PIB.

11% dos tributos.

10% dos empregos.

O turismo tradicional cresce 50% por ano.

Ecoturismo cresce 100% por ano.

Do turismo mundial, que equivale a 500 milhões de dólares, o ecoturismo é 3% dele, que equivale a 5 milhões.

Dá 20 milhões de viagens por ano.

E tem 50 mil pessoas empregadas.

O Brasil deveria aproveitar mais isso.

amazonia

Fotografia: Cricava Technologies

Mesmo assim, com essa escassez de números e mal aproveitamento do dinheiro que está se gastando em turismo, o ecoturismo contribui muito para a economia do Brasil e conservação ambiental. Em cidades como o Cuiabá de Mato Grosso, onde eles fazem um turismo pantaneiro e amazônico, o ecoturismo desbancou atividades tradicionais como por exemplo a pecuária. (Conheça uma empresa de Ecoturismo de Mato Grosso). Antigamente onde no pantanal se fazia pesca esportiva hoje se faz ecoturismo e essa área e modalidade de turismo só tende a crescer.

Em primeiro lugar, para que as pessoas viajem para a Amazônia é preciso um estímulo, é preciso que alguém diga a elas que a Amazônia não é só desmatamento e mato, existe uma fauna e flora fantástica lá que pode ser contemplada e nós e visitando-a, saímos de lá mais consciente. O Brasil é rico, temos pessoas capacitadas pessoas para isso.

Além do estímulo que a população que vai viajar precisa para visitar a Amazônia (porque o povo quando vai viajar, mesmo estrangeiro ou brasileiro, não lembra da amazônia) é preciso também dispor de informações sobre o ecoturismo. Vemos o crescimento de sites especializados e isso é bom. É o caso do site Visitamazonas que o governo do Amazonas fez especialmente para isso.

Além de estímulo e informações que o mercado de turismo ecológico carece, o povo não tem dinheiro suficiente para viajar porque a Amazônia é muito longe, e tem muitos gastos com passagens aéreas, mas apesar disso os hotéis são baratos. Falamos aqui no site de um hotel que faz a hospedagem e o guia turístico que para passar 1 dia nele (com guia turístico, passeios etc) gasta-se menos de R$ 1.000, e para passar 6 dias com direito a 3 noites na selva e tudo custa R$ 4.800, mesmo assim esse preço é barato para o custo benefício que a viajem vai proporcionar. Isso precisa ser mais divulgado para que o povo saiba das vantagens em visitar a Amazônia.

Há países que estão se concentrando em melhorar as políticas públicas com respeito ao Ecoturismo (Portugal, Costa Rica, Grécia e Porto Rico são os principais), nós no Brasil temos que andar mais depressa por que estamos mais atrasados com relação ao assunto.

Dados: O livro de ouro da Amazônia

public

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 18 de setembro - 2013 às 17:36

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.