Mitos da amazônia

O Brasil com certeza tem uma grande parte da Amazônia e geralmente o pessoal não conhece ela de perto, apenas por livros, filmes, notícias, textos, etc. No que fica um conhecimento apenas teórico que faz com que eles imaginem e aumente seus fatos, fazendo surgir mitos que não são verdade ou que são apenas verdade aumentadas.
Neste artigo vamos descobrir alguns dos principais mitos da amazônia que andei pesquisando em livros e tentar explicar.

amazônia mitos

Amazônia
Foto: CIFOR
http://www.flickr.com/photos/cifor/5660237957/

Pulmão do mundo

Acredita-se que a amazônia seja o pulmão do mundo mas isso é considerado um mito porque pulmão não produz oxigênio e captura gás carbônico como a Amazônia e sua Floresta faz, mas sim captura oxigênio para soltar gás carbônica, diferente da Amazônia que é o contrário. Por causa da florestas, das árvores, ela produz oxigênio e captura gás carbônico. Tem também a ideia de que tudo que se produz, se consome e a amazônia tem tanto árvores jovens como árvores velhas e é um bioma em equilíbrio onde há tanto plantas novas, quanto maduras.

Ouro

É um grande mito pensar que a amazônia é um ‘pote de ouro’. É um mito, que desde o século XVI atrai garimpeiros que vão se aventurar nas terras da amazônia para procurar outro diamante e pedras preciosas e sim acham, mas é muita procura para pouco encontrar e mesmo assim quando encontra é difícil trocar por riqueza, e encontra poucas.

Mitos da Amazônia em Manaus

Foto: Washington Lins
http://www.flickr.com/photos/washington-lins/3669297880/

Inabitada

É comum para o restante do Brasil pensar que na amazônia só existe mato. Vêem na televisão ou aprendem na escola sobre a amazônia só sobre a floresta mas se esquecem que há também as cidades e mais de 400 povos indígenas. Até nas áreas mais internas, nas matas pode-se encontrar os caboclos que ali habitam. Essa é uma visão deturpada que a mídia mostra sobre a amazônia, de que lá não tem tanta gente.

Rios

Muita gente pensa também que a amazônia é um território com muita água, muitos rios e planícies inundáveis. Realmente, por ter floresta grande a precipitação (chuva) é frequente, mas cerca de menos de 1% é de planícies inundáveis.

Marabá

Foto: Breno Peck
http://www.flickr.com/photos/
brenopeck/288100557/

Variedade de solo

Muito se pensa que toda a amazônia só tem um tipo de solo que quando retirada as árvores formam os desertos. Isso é um mito. Ela tem muitos tipos de rochas, variações de clima, relevo diversos e grande variedade de ecossistema.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 3 de janeiro - 2014 às 10:32

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.