Que bonitinhos e inteligentes esses macaquinhos kkk [Vídeo]

O babaçu é um fruto de uma palmeira parecido com um coco, onde é aproveitado as cascas externas (para fazer carvão), casca interna (farinha), amêndoas internas para fazer óleos, e ele é fonte de renda para a população local, abundante em regiões Amazônicas, mais em região central do Brasil bem no meio do mapa, atingindo Maranhão, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Piaui.

Nessas regiões tem o macaco-prego (ver vídeo acima), que ao longo dos anos, passou de geração a geração a arte de colher e retirar do coco duro a amêndoa nutritiva, para que possa se alimentar. Os filhotinhos vão observando o comportamento dos pais que escolhem uma pedra densa e pesada para servir de martelo em cima das rochas, que servem como pilão para quebrar a casca dura do babaçu. Tamanha é a inteligência desses animais que uma semana antes de bater a pedra no coco para quebrar, eles descascam retirando o endocarpo (casca externa), para deixar ele sem a casca no sol, sabendo que isso facilita uma semana depois, quebrar a casca dura para conseguir a amêndoa interna.

Na economia local o babaçu serve para extrair:

  • Do fruto: Carvão, óleo vegetal, etanol, furfural, ácido acético, metanol, alcatrão, celulose, papel, álcool anidro.
  • Da casca interna: Farinha, álcool anidro e dextrina.
  • Da amêndoa: Tortas, ração para animais, glicerina, ácidos graxos.

Fotos:

Macaco usando suas ferramentas para quebrar o babaçu Farinha de Babaçu Farinha do Mesocarpo Babaçu no Mapa Babaçu Aberto Óleo de Babaçu

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 8 de maio - 2014 às 23:58

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

2 Comentários

  1. fernanda abril 14, 2014
    • Ingrid Alcântara abril 14, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.