Bacaba – Uma alternativa ao Açaí da Amazônia?

A Bacaba, de nome científico Oenocapus bacaba conhecida também como bacaba-açu, é uma planta nativa de toda a bacia amazônica ou de matas de altitude 700 m de floresta tropical. Pertence à família Arecaceae e esse gênero Oenocarpus spp. tem 9 espécies distribuídas mais pela Costa Rica, Bolívia e regiões amazônicas de mata tropical produtiva, mas no Brasil possui 6 gêneros sendo a espécie mais conhecida e usada denominada Oenocarpus bacaba.

bacaba habitat

Bacaba em seu habitat

É produzido um suco natural com a polpa do fruto que é chamado de vinho-de-bacaba, sendo uma fonte nutritiva para pessoas que precisem de energia e ganhar peso. A polpa do seu fruto é rica em gordura, óleos e proteínas e usada para fazer uma mistura com a farinha de mandioca para alimentar a população local. É também considerada uma ‘irmã’ do Açaí por seu alto valor nutritivo e energético. Produz também um óleo semelhante ao óleo de azeite que é usado como medicinal.

O palmito da estipe nova (caule) também é usado na culinária, sobretudo como medicinal para preparo de cataplasma em aplicação tópica. A espécie tem potencial econômico e apesar da demora na emergência das sementes até chegar a plântula, tem alta taxa de sucesso na germinação, sendo usada em projetos paisagísticos e implantada em sistemas florestais. Quando a planta chega a 6 anos de idade começa a produzir.

fruto bacaba

Fruto de Bacaba

O fruto quando maduro é globoso e roxo, parecido com açaí e além de ser feito um suco, também pode ser triturado e cozinhado na água que depois disso a mistura é filtrada e bebida para a cura de doenças, é o chamando chá de bacaba. O suco, a polpa e o chá de bacaba servem para curar diarreia, para curar males do sistema digestivo, sobretudo do estômago e matar vermes no intestino. Tribos indígenas usavam a planta para a cura de tuberculose e outros males do trato respiratório.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 8 de janeiro - 2017 às 0:30

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.