A Alteia é uma planta originária de regiões da Europa, mas que pode ser cultivada em vários lugares do planeta, pois ela se dá bem no o solo e clima de diversas regiões. O nome científico da Alteia (Althaea officinalis) foi inspirado numa palavra grega altho que significa “curar”.

É muito valorizada por ser uma planta relaxante e curativa. É usada para fins medicinais há cerca de 3.500 anos. As raízes e as folhas também podem ser usadas na gastronomia. As flores são brancas. As folhas podem ser usadas em saladas, estas cozidas, e não cruas. A planta cresce até cerca de 1,8 metro. Ela espalha-se pouco no terreno, cerca de 90 cm, mas cresce bastante para cima.


Nome científico
Althaea officinalis

Componentes Químicos

Nas folhas: Mucilagem, ácido salicílico, flavonoides, ácidos fenólicos, cumarina.

Na raiz: Asparagina, mucilagem, taninos, pectinas, polissacarídeos.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

CicatrizanteDiuréticaEmolienteExpectorante

A ação no organismo para quem usa raiz é emoliente (amolece a pele), expectorante, cicatrizante e diurética. As folhas são emolientes (amolecem a pele), diuréticas e expectorantes a as flores são expectorantes.

Partes usadas

As partes usadas são as folhas, as raízes e as flores.


Como usar / Chás e receitas

Para fazer uma maceração, pegue 40 gramas da raiz e coloque em 600 ml de água e deixe da noite para o dia. Coe a mistura e veja se o suco resultante está muito grosso (ele fica assim quando está com muita mucilagem). Tome meio copo três vezes por dia para tratar tosse seca, refluxo, queimação e cistite. Para fazer uma compressa, pegue uma colher de chá da raiz em pó da Alteia e faça uma pasta com água e trate de cicatrização ruim, abcessos, feridas etc. Pode usar a pomada da alteia em feridas com pus, cortes e outros ferimentos. Para tratar asma, secreção, pleurite e bronquite, faça uma infusão (aprenda a fazer uma infusão aqui) e tome uma xícara três vezes por dia. Faça um xarope usando mel e a infusão misturados (600 ml de infusão para 450 ml de mel) e deixe no fogo por 15 minutos tomando cuidado para não queimar. Sempre que necessário, tome 5 ml desse xarope.



Cultura e como plantar

Para cultivar, é só plantar ela em solo que seja fértil com riqueza de composto orgânico,  que seja úmido e que esteja localizado em uma área que dê sol direto. Com certos cuidados, aceita outras condições mais secas em solo arenoso. Para plantar é só, no verão, você plantar ela em um vaso pequeno, um pote de plástico ou de vidro. Depois que ela crescer, passar para um lugar maior. Para passar para a terra, tem que fazer isso na primavera. Ela se espalha com facilidade. Na natureza ela é encontrada em terrenos perto do mar e margem de rios. Para colher a raiz, é necessário que se faça no outono. As folhas devem ser colhidas no verão. Colha a raiz da Alteia em qualquer estação do ano, para usar em verduras.


Fotos:

Alteia

Última atualização: 27 de maio - 2014 às 8:47
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "a"

  • Angelim falso (ou pau bicho)
  • Antúrio
  • Agaí
  • Araticum - Annona spinescens
  • Abricó-do-Pará - Mammea americana
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter