Conheça a alga nori (Porphyra) que emagrece e tem benefícios à saúde

Nós mamíferos não temos a capacidade de digerir a celulose, polímero complexo das plantas, pois não temos a enzima celulase. Os únicos mamíferos que conseguem são os ruminantes devido as bactérias simbióticas presentes em seu estômago. As plantas que comemos não são digeridas mas ainda aproveitamos muito do que comemos dela. Apesar disso, são importantes pois as fibras que não são digeridas auxiliam nos movimentos peristálticos do intestino, auxiliando na digestão. Efeito contrário do Sene (Senna alexandrina) uma planta laxativa por causa das saponinas, pode fazer mal às células nervosas do intestino, desregulando a digestão caso usado com muita frequência e que é muito usado por pessoas que querem emagrecer.

Sene para vender

Como é vendido o Sene (Senna alexandrina) no mercado

As algas são organismos vivos que podem ser unicelulares procariotos como bactérias (pequena, simples, com núcleo solto no citoplasma); unicelulares eucariotos (célula mais desenvolvida, compartimentalizada, com organelas de origem de bactérias para síntese de energia) como protistas; e multicelulares como as macroalgas (Chlorophyta, Rhodophyta e Phaeophyta, por exemplo). Um exemplo de “algas” unicelulares comestíveis são as cianobactérias (bactérias fotossintetizantes) como Spirulina que são filamentosas e as algas unicelulares do grupo Chlorophyta do gênero Chlorella. Esse grupo foi o que deu origem às plantas como mostra as características de uma alga chamada Chara sp, mais relacionadas ás plantas. Elas não secretam lignina, não tem parede celular de celulose como as plantas (as macroalgas), mas uma bainha mucilaginosa que pode ser muito útil para nós.

aloe vera para venda

Como é vendida a Babosa – Aloe vera, no mercado

A mucilagem é uma substância como um gel como o gel da babosa (Aloe vera). Esse gel da babosa é útil para preencher todo o trato digestivo e o estômago aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a absorção de gordura, sendo também útil para emagrecer, porém também faz mal se usado de forma descontrolada pois contém quinonas.

alga nori porphyra

A alga Nori em seu habitat – Fonte: Aphotomarine

alga-nori-desidratada

Alga nori desidratada

A história do consumo de algas como a Porphyra (alga nori) remonta de 533 a.C. na China e também há registros sobre sua apresentação ao imperador chinês da época durante a dinastia de Sung 960-1279 d.C como um presente da província de Fujam. Sobre o início da história do cultivo, está registrado que os japoneses utilizavam um feixe de varas de bambu para recolher esporos na natureza. Na china isso acontecia em rochas. Foi só na década de 1960 com a descoberta da Conchocelis, uma fase do ciclo de vida de Porphyra que é filamentoso que a produção foi maximizada.

alga nori

Pacote de Nori pronto para a venda

Os benefícios da alga nori vem de sua alta quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, vitamina C (tem mais que a laranja), vitamina A (como o espinafre), vitamina B, aminoácidos livres como nas plantas, arginina (aminoácido importante mais encontrado em animal), alanina, ácido glutâmico e glicina (dão o gosto). Outro componente da alga nori importante é a Taurina que é bom para o funcionamento do fígado prevenindo cálculos biliares e controlando o colesterol. Contém o zinco que é crucial para o funcionamento de enzimas que são proteínas que exercem alguma função de quebrar certas moléculas. Ainda tem manganês, cobre e selênio.

Nori é uma alga alimentícia muito importante na cultura asiática, mas a Europa é um grande apreciador dessa iguaria e os Estados Unidos também produz. Com a migração grande dos povos desses países mais populosos, a cultura vai sendo absorvida por eles. As folhas são geralmente usadas para enrolar arroz, para usar no sushi, pois só é esticar a lâmina da alga, colocar os ingredientes por cima, enrolar e fechar com água devido a facilidade de aderência, e cortar em rodelas depois. Também pode ser usado em saladas, picados no arroz, em sopas, etc.

A alga possui benefícios medicinais como o porphyosin (porfiosina) um substância que acredita-se ter ação anti-úlceras em humanos, embora quando houve testes em ratos com úlcera induzida não se mostrou eficaz. Outro é o porphyran (porfirano) que é um complexo galactano que inibe tumores e também deivido a sulfatação dos polissacarídeos da alga previne a carcinogênese (aparecimento do câncer em células).

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 16 de abril - 2017 às 6:12

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.